Polícia
Jair Nogueira confirma pré-candidatura e espera ter vice logo
25/05/2012 13:31:18O presidente da Câmara de Volta Redonda Jair Nogueira (PV) confirmou, em entrevista coletiva no Salão Nobre da Casa, que vai disputar a prefeitura de Volta Redonda. Ele falou aos jornalistas tendo ao seu lado o ex-prefeito e ex-deputado federal Paulo Baltazar e o empresário Mauro Campos Pereira. Jair, que chegou a ter como certo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Renato Soares, do PDT, viu esta possibilidade não se configurar e, perguntado a respeito pelo FOCO REGIONAL, disse esperar que o nome seja anunciado logo.
- Por mim, o vice já tinha sido definido, mas a ciranda ainda está viva. Estamos abertos. Deixei esta indicação para as lideranças que estão nos apoiando e tenho certeza que o grupo vai definir muito bem, até porque as convenções começam dia 10 de junho – disse ele, acrescentando que está negociando com o próprio PDT, além do PSB, PMN, PHS, PSDB e PRB.
No final do ano passado, Jair e Rogério Loureiro chegaram a anunciar uma dobradinha, mas o acordo foi desfeito sob a alegação de que o PRP, partido do empresário, queria candidatura própria em Volta Redonda. Loureiro, há duas semanas, foi anunciado como vce de outro pré-candidato, o deputado federal Zoinho (PR).
Jair classificou a campanha como uma “aventura grande e difícil”. Depois de lembrar que entrou para a política pelas mãos de um dos seus futuros adversários, Antônio Francisco Neto, que é pré-candidato à reeleição, o vereador disse que o “desenlace” com o prefeito ocorreu em razão de se opor à implantação de “certas políticas públicas”.
Dizendo-se em fase final de carreira como cardiologista, profissão que exerce há 33 anos, o pré-candidato do PV disse também que se vê em condições de dar sua contribuição, no Executivo, à cidade onde nasceu.
Na coletiva, respondendo a outra pergunta do FOCO REGIONAL, Jair Nogueira disse acreditar que haverá segundo turno na eleição deste ano em Volta Redonda “porque há um clamor da população” por uma renovação. Ele comparou a democracia a uma roda, que deve girar e atrair novas lideranças.
- Todo processo que se perpetua vicia. É preciso renovar e resgatar lideranças. Há um clamor da população por um novo gerenciamento e acredito que isso vai decidir – afirmou, em alusão ao apoio de Baltazar, cuja carreira política foi interrompida desde que teve seu nome associado ao escândalo das ambulâncias, quando era deputado federal.
Sobre a campanha, disse esperar que seja um enfrentamento de alto nível, com discussão de propostas: “Não faremos campanha para bater no Neto. Gosto muito dele e de sua família, não há nada de pessoal. Prezo o prefeito Neto, que fez coisas boas para a cidade, isso é inegável. Minha intenção é mostrar porque estou vindo e o que estou trazendo”.
Na coletiva, o presidente da Câmara falou muito sobre saúde e educação. Também criticou os salários pagos pelo município, que classificou de “imorais”.
A coletiva de Jair foi acompanhada pelo vereador José Augusto (PDT) e pelo presidente do PT de Volta Redonda, Deajir Martins, ao lado de Marcos Araújo. Integrantes do grupo da ex-deputada Cida Diogo no Partido dos Trabalhadores, os dois disseram que aguardam a posição da direção nacional do PT quanto à decisão deste grupo de apoiar a candidatura do presidente da Câmara. Eles não concordam com a decisão dos delegados petistas que, por maioria, decidiram que o PT deve apoiar a candidatura de Neto, tendo o vereador Carlos Roberto Paiva como vice.