sexta-feira, 25 abril 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Política

Inês discute educação em Barra Mansa

02/09/2012 10:32:08

A educação em Barra Mansa foi o tema discutido no sábado pela candidata a prefeita Inês Pandeló (PT), em frente à Praça Presidente Castelo Branco,  no Ano Bom. Participaram, além de Inês e da candidata a vice, Ruth Coutinho, Maria Tereza Avance, que faz parte da articulação do movimento da Campanha Nacional pela Educação no Rio de Janeiro, profissionais da área, estudantes e a população em geral.

Maria Tereza apresentou estudo que, segundo ela, mostra a situação preocupante do município. “Na população de zero a 3 anos são cerca de oito mil crianças sem acesso a creche, são apenas 680 matrículas. De 4 a 6 anos, são cerca de três mil fora da escola; de 7 a 14 anos,  onde temos 98% desta população nas escolas em índice nacional,  em Barra Mansa são apenas 12 mil alunos matriculados e cerca de nove mil fora da escola. O grande problema é a creche e a educação infantil”,  afirmou, alertando para outro problema do município com relação à Prova Brasil, avaliação realizada a cada dois anos pelo Ministério da Educação para medir o desempenho dos alunos da 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental em língua Portuguesa e Matemática.

- Barra Mansa está abaixo no desempenho médio em todas as séries pesquisadas. Esses números mostram uma grande defasagem da educação em Barra Mansa – declarou.

Segundo Inês, este é um momento importante, pois a educação é um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento da população. “Temos uma série de ações para este setor, nosso programa eleitoral já tocou neste assunto. No encontro surgiram mais subsídios para a construção dessas propostas. Umas das ações de imediato é o cancelamento do Sistema Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino (Name/Editora COC) e, economizando este recurso, vamos implantar o Plano de Cargo, Carreira e Vencimento, iniciado no meu governo. Quem pode implementar este plano somos nós. Vamos fazer reuniões para atualizar o plano que já tem 14 anos”, ressalta.

Ruthinha, que é professora e tem duas matrículas no estado, destacou que é preciso resgatar o orgulho e autoestima da população. “Queremos um lugar melhor para se viver. A função maior é das lideranças, do governo, mas todos nós temos participação na mudança. O nosso governo será participativo. Eu gosto de escutar a população, sua reivindicações. É essencial escutar suas reivindicações”, afirmou.

Entre as principais reclamações que surgiram através do debate, estão o Sistema COC, a falta de valorização profissional,  Plano de Cargos e Carreira, falta de escolas adaptadas e profissionais para atender aos portadores de necessidades especiais, além de escolas precárias.

Entre as propostas da coligação estão  cancelamento do Name; implantação do Plano de Cargos e Carreira, com eleição direta para diretores; construção de creches e garantia de vagas na pré-escola; reforma e construção de novas escolas; manter e ampliar o projeto Música nas Escolas com teatro, oficinas, artes plásticas, implantação de educação integral nas escolas municipais, e etc.; incentivo a leitura; Escola Técnica Federal e Universidade Pública em Barra Mansa e mais.

Maria Tereza Avance destacou o fato de o encontro ter reunido pessoas de diversos setores e não somente professores. “Educação não é coisa de professor ou professora. Não deveria ser. E este é o grande avanço que conseguimos dar. Não podemos discutir educação entre as quatro paredes da escola. E é ótimo que neste encontro não estivessem presentes somente professores, mas outras pessoas interessadas em discutir e construir a educação de Barra Mansa”, acrescentou.  (Com informações da assessoria de imprensa da candidata)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:14 Cidades