Economia
Guarda retomará fiscalização do rotativo em VR a partir de 2ª feira
12/12/2012 11:38:04A partir da próxima segunda-feira, a Guarda Municipal de Volta Redonda vai retomar a fiscalização do estacionamento rotativo nos principais centros comerciais da cidade. A medida atende a um pedido da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e Aciap (Associação Comercial), que, juntamente com a prefeitura, iniciaram nesta quarta-feira uma campanha de conscientização dos motoristas para o uso democrático das vagas de estacionamento.
Segundo o vice-presidente da CDL, Paulo Biajone Braga, os comerciantes vêm recebendo inúmeras reclamações de consumidores sobre a falta de vagas para estacionar. Em entrevista coletiva esta manhã, na sede da entidade, ele informou que cartazes serão afixados nas lojas conclamando os motoristas a pagarem para estacionar. A mesma campanha será divulgada em outdoors. “De uns tempos para cá, Volta Redonda – que foi a primeira cidade da região a instituir o rotativo – deixou de fiscalizar e isso criou um problema para o comércio, agravado neste período de fim de ano”, afirmou Biajone.
A pedido do comércio, até o fim do ano o horário do rotativo será de 8 às 20 horas, retornando às 18 horas a partir de janeiro. “As pessoas param o carro às 7 horas e só saem às 19 horas, prejudicando a rotatividade das vagas. Quem depende do estacionamento nas ruas está sendo muito prejudicado”, comentou o vice-presidente da câmara lojista.
O comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, explicou que, até o próximo domingo, os carros que estiverem em áreas do rotativo sem o tíquete receberão uma advertência. A partir de segunda-feira, serão multados e poderão se rebocados para o depósito público. O tempo máximo do rotativo em Volta Redonda é de três horas, podendo ser renovado. O valor é de R$ 0,85 por hora. Ao todo, são 68 parquímetros.
Desde 2010, o sistema ficou claudicante porque, por determinação do Ministério Público, adolescentes que atuavam como monitores não puderam continuar exercendo a função. Segundo o presidente da EPD (Empresa de Processamento de Dados), Paulo Netto, são 1,3 mil vagas de rotativo no Centro, Vila Santa Cecília (que concentra a maioria), Retiro e Aterrado. Sem os monitores – que antes trocavam dinheiro em papel por moedas – ele orientou que os motoristas guardas moedas para efetuar o pagamento.
Segundo ele, a EPD planeja trocar gradualmente os parquímetros a partir do ano que vem, por outros mais modernos, que aceitam não apenas notas mas também cartões. “Os lojistas que não estão nos shoppings dependem do estacionamento nas ruas”, disse.
Na coletiva, alguns comerciantes relataram também as reclamações de consumidores quanto à ação de flanelinhas, principalmente na Vila Santa Cecília. “Neste caso, nada podemos fazer porque a Defensora Pública conseguiu uma liminar que impede a Guarda Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Militar de conduzir os flanelinhas à delegacia e autuá-los por exercício ilegal de profissão”, esclareceu o comandante da Guarda Municipal. Luiz Henrique lembrou que no período em que a ação conjunta das três forças de segurança reprimiu a ação dos flanelinhas, 100 foram conduzidos à delegacia. “E 60% deles tinham algum antecedente criminal”, frisou.
