Nacional
Greve dos Correios não tem data para acabar
05/10/2011 19:36:50A greve dos Correios ainda não tem data para terminar. Dos 35 sindicatos estaduais de trabalhadores da empresa, ao menos 18 rejeitaram a proposta de acordo fechada terça-feira em audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entre eles, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, além do Distrito Federal.
Os funcionários estão parados desde o dia 13 de setembro. Para que o acordo firmado no TST tivesse validade era preciso que pelo menos metade das entidades de trabalhadores concordasse. Um dos pontos de divergência é o desconto dos dias parados.
Dos sete membros do comando de greve, cinco aprovaram o acordo feito no TST. A expectativa é que haja uma nova audiência de conciliação na Justiça, na próxima segunda-feira.
O acordo fechado no TST entre a empresa e os trabalhadores previa o pagamento de aumento real de R$ 80,00 a partir de outubro, que estava previsto para ser pago só a partir de janeiro. Também foi mantida a proposta de aumento linear do salário e dos benefícios de 6,87%, retroativo a 1º de agosto, mas os trabalhadores abriram mão do abono de R$ 500,00 que foi oferecido pela empresa.
A proposta também previa que a empresa devolva o valor correspondente aos seis dias de greve que já foram descontados dos trabalhadores em folha de pagamento suplementar até a próxima segunda-feira. Posteriormente, a empresa poderia fazer novamente o desconto na proporção de meio dia de trabalho por mês. Os outros dias de greve que não foram descontados dos trabalhadores seriam compensados com trabalho extra nos finais de semana e feriados.