Internacional
Festival Internacional de Fotografia de Paraty espõe fotos de Araquém Alcântara
29/09/2011 16:46:59A mostra oferece também um workshop do fotografo nos dias 7 e 8 de março, que aborda temas relativos à técnica e poética de seu trabalho de documentação.
Araquém considera este acervo uma síntese do livro de mesmo nome, lançado em 2004, no qual retrata o homem brasileiro com dignidade e forte senso de identidade nacional.
Na exposição pode-se ver um pouco do estilo de Araquém, que prioriza a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social. Assim, consolida seu trabalho que o coloca como um dos mais combativos artistas em defesa do patrimônio natural do país, sobretudo a Amazônia e a Mata Atlântica.Ele foi o primeiro fotógrafo a documentar todos os 52 parques nacionais do país, como também o primeiro brasileiro a produzir uma edição especial para a National Geographic, intitulada Bichos do Brasil.
Durante sua carreira, Araquém tem obtido reconhecimento em seu trabalho. Em 2007, recebeu o Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, mesmo ano em que conquistou o Prêmio Fernando Pini, concedido pelas indústrias gráficas para Mar de Dentro, considerado o Melhor Livro de Arte do Ano. Em 2006, obteve o Prêmio Jabuti, o mais importante do meio literário, na categoria Fotografia, com o livro Amazônia, dentre outros prêmios.