Economia
Décimo terceiro deve injetar 78 bilhões na economia
29/09/2011 16:46:04
Nesse total não estão incluídos os adiantamentos da primeira parcela do décimo terceiro paga ao longo do ano, os eventuais abonos e nem as quantias recebidas pelos autônomos e assalariados sem carteira assinada.
Do total de trabalhadores, 37,7% ou 26,7 milhões de pessoas são beneficiários da Previdência Social, incluindo aposentados e pensionistas, e 60,9% (41,5 milhões) são contribuintes do sistema previdenciário. Os empregados domésticos com carteira assinada somam 1,9 milhão e 1 milhão se refere a aposentados ou instituidores de pensão da União.
A maior parte dos recursos será distribuída entre os empregados do mercado formal e outros porcentos se referem aos beneficiários da Previdência. O restante será diluído entre os pagamentos a empregados domésticos, aposentados e pensionistas da União e aposentados e pensionistas dos estados.
Por região, o Sudeste terá a maior movimentação, 55,1% dos R$ 78 bilhões, uma vez que reúne o maior número de trabalhadores e demais pessoas que receberão o décimo terceiro salário.