terça-feira, 17 maio 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Confrontos entre Turquia e Síria se intensificam

04/10/2012 08:37:51

Os conflitos entre a Turquia e a Síria se intensificaram nesta quinta-feira, depois que uma aldeia turca na fronteira de Akçakale foi atacada por sírios. Ontem começaram os primeiros confrontos, sendo que alguns tiros atingiram o posto fronteiriço sírio de Tal Al Abyad. A organização não governamental (ONG) Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) informou que vários militares morreram devido a um ataque do Exército turco.

O governo turco pediu ao Parlamento autorização formal para executar operações militares em território sírio em nome da “segurança nacional”. O Parlamento se reuniu hoje com urgência para autorizar formalmente o Exército a conduzir operações em território sírio. A Constituição turca prevê que qualquer operação militar externa deve ser autorizada previamente pelo Parlamento.

Os deputados turcos devem debater um texto proposto pelos conservadores que define que, “se necessário”, o Executivo autorizará operações armadas na Síria porque “as atividades hostis visando ao território turco estão a ponto de se tornar um ataque militar e, por isso, podem ameaçar a segurança nacional”. A autorização é válida por um ano.

Apesar de dois partidos da oposição, incluindo a principal força que é o Partido Republicano do Povo, terem anunciado que votariam contra, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), no poder, dirigido pelo primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, dispõe de confortável maioria na Assembleia Nacional e o texto deverá ser aprovado sem dificuldades.

Desde ontem à noite, o comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está reunido com representantes de 28 países para avaliar os confrontos entre a Turquia e Síria. A reunião foi solicitada pelo governo turco e ocorre em Bruxelas, na Bélgica.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:01 Polícia