sábado, 19 abril 2025
Whatsapp | (24)99202-0053

Cultura

Cineasta português Manoel de Oliveira morre aos 106 anos

03/04/2015 08:36:28
"

O diretor de cinema Manoel de Oliveira morreu ontem, aos 106 anos, em sua casa, na cidade do Porto, em Portugal. O cineasta português sofreu uma parada cardíaca. Oliveira era considerado o mais antigo diretor de cinema em atividade no mundo.  O corpo foi velado em um convento de padres dominicanos da cidade e será sepultado hoje.

Após o anúncio da morte, autoridades de Portugal e personalidades da área de cinema prestaram homenagens a Manoel de Oliveira. O presidente do pais, Cavaco Silva, declarou profundo pesar e decretou dois dias de luto em todo território português. Silva definiu o cineasta como ""símbolo do cinema português"" e um exemplo para as novas gerações.

O presidente honorário do Festival de Cannes, Gilles Jacob, também lamentou a perda de Oliveira e lembrou os trabalhos da época do cinema mudo. Em 2008, Jacob entregou o prêmio Palma de Ouro ao cineasta. ""Passados cem anos, nos acostumamos com a idéia de que Manoel nunca desapareceria. Fica a obra, é certo, mas ficou claro que ele também seria eterno. O seu trabalho sempre imprevisível, o seu mistério de frescor, vitalidade, a sua modéstia lendária, e, de certa maneira, o fato de ser o último pioneiro"", disse.

O último filme produzido pelo cineasta foi o curta-metragem O Velho do Restelo, uma Reflexão sobre a Humanidade. O filme foi lançado em dezembro do ano passado, em comemoração aos 106 anos de Oliveira. As informações são da Agência Brasil.

"

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:44 Polícia