Especiais
Capacitação para jovens com necessidades especiais em Resende
29/09/2011 17:08:27Um convênio entre a prefeitura de Resende e a Votorantim Siderurgia vai promover na cidade um projeto de capacitação de mão-de-obra a jovens com necessidades especiais. Cerca de 100 pessoas de toda a Região das Agulhas Negras, formada por Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis serão beneficiados.
O projeto, que será integralmente custeado pela siderúrgica, prevê a realização de cursos de qualificação em informática, secretariado e auxiliar administrativo. As inscrições começarão a ser feitas em breve e poderão ser realizadas através das unidades do Sine (Sistema Nacional de Empregos) de cada cidade. A programação da coordenação do projeto prevê o início das aulas em março, sendo que os locais dos cursos ainda vão ser divulgados.
A formalização do convênio é mais uma etapa do Programa Gente Eficiente, que foi implantado no ano passado pelo governo municipal e oferece aos jovens com necessidades especiais, a maioria estudantes, atividades esportivas e acompanhamento com professores de educação física, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, médicos, orientadores pedagógicos e orientadores educacionais.
Os cursos terão duração de nove meses. Poderão se inscrever estudantes a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, que tenham entre 15 e 29 anos. A estrutura para a capacitação inclui todo o material do curso, lanche, transporte e uniforme. As aulas acontecerão duas vezes por semana, com duração de três horas cada.
Para o curso de informática serão oferecidas 40 vagas. Já os outros dois terão 30 vagas cada.