Especiais
CIP oferece vagas para oficinas de culinária especial em VR
29/09/2011 17:09:27O Centro de Inclusão Produtiva (CIP) de Volta Redonda inicia no dia 2 de maio novas turmas para as oficinas de culinária especial: biscoitos finos doces e alfajor. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em qualquer unidade CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) e no CIP, que fica na Rua Mariana do Carmo N. Reis, nº. 289, na Vila Mury. Para se inscrever, basta ter mais de 16 anos, ser morador do bairro onde está situado o CRAS ou em um bairro das imediações e apresentar CPF, identidade e comprovante de residência.
Além destes cursos, o CIP conta atualmente com 19 oficinas, cujas formaturas acontecerão dia 11 de maio. Em 2010, mais de 5 mil pessoas se formaram nas oficinas. A formatura foi marcada por uma grande festa no Clube Comercial.
As oficinas já estão com inscrições abertas e as aulas iniciam em 23 de maio, com duração de 3 meses. As opções de curso são Culinária; Corte e costura; Bordado e ponto Cruz; Designer de festa; Bordado em Hardanger; Tricô a Maquina; Customização; Manutenção e montagem de micro; Artesanato com materiais reciclados; Artes e EVA; Elétrica Residencial; Cabeleireiro; Bijuteria; Manicure e designer de unhas; Bordado /tricô e crochê/ tear; EVA; Bombeiro Hidráulico; Peça Intima; Recepcionista e atendente; Biscuit; Artes em MDF; Pintura em tecido.
Muitas pessoas que passaram pelas oficinas já participam de grupos de geração de renda e ainda colaboram com projetos desenvolvidos pelo município, como o Nascer Feliz, parceria da SMAC com a Secretaria Municipal de Saúde, em que um grupo de costureiras produz os enxovais de bebê para atendimento às gestantes do Programa Bolsa Família. Outros grupos já se organizaram também e produzem renda, como os grupos dos CRAS Jardim Ponte Alta; de bordado, do CRAS São Carlos; e de customização, nos CRAS Vila Mury e Santo Agostinho.
Os alunos também prestam sua solidariedade com os mais necessitados: durante a oficina de cabeleireiro, por exemplo, já é praxe os alunos escolherem os internos do Albergue Seu Nadim e os atendidos pela LBV para o corte de cabelo gratuito. Em cada entidade, cerca de 50 pessoas são atendidas mensalmente.
A produção para geração de renda destes grupos segue para o quiosque do Mercado Popular, na Vila Santa Cecília e tem feito sucesso seguidamente. Em julho, o CIP tem programada a participação na festa “Arraiá da Vila”, com uma barraquinha de doces, tortas e salgados.