terça-feira, 17 maio 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Barra Mansa mobiliza população contra o tabagismo

29/09/2011 16:45:14

Nesta segunda-feira, dia 29, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Barra Mansa, as atividades estão sendo organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Controle do Tabagismo, em parceria com Cruz Vermelha. A mobilização será realizada em frente ao Restaurante Popular, das 6 às 14 horas, onde haverá tendas com exposições sobre o tema, distribuição de folder, medição de glicemia capilar (para pessoas diabéticas) e verificação de pressão arterial.

De acordo com os organizadores, a expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas que passam pelo local ou fazem refeição no Restaurante Popular participem das atividades da data. Este ano, a campanha visa informar a população jovem, ressaltando o tema “Cigarros Aditivados”, com objetivo de reduzir a morbi-mortalidade causada pelo tabagismo, alertando que o consumo deste tipo de fumo com aditivos tóxicos e cancerígenos, dentre tantas substâncias nocivas, representa mais um fator agravante na manutenção da dependência e causando ainda mais prejuízos ao organismo de quem os consome, como explica o coordenador do Programa de Combate do Tabagismo, Sérgio Murilo Conti.

“Nós vamos trabalhar com essa mensagem que aborda os cigarros aditivados que tem por objetivo alcançar o jovem para a não experimentação dos produtos derivados do tabaco e também estimulá–los à cessação de fumar. No entanto, a mensagem não se restringe aos jovens, buscando também sensibilizar a população em geral sobre os malefícios do tabagismo”, explicou.

Apesar de a data ser lembrada no dia 29, a Prefeitura atua durante o ano inteiro, na recuperação e na conscientização para os malefícios do cigarro, como explicou o prefeito Zé Renato.

- Pontuar uma data é importante para que chamemos a atenção do que fica esquecido no dia a dia. Mas é bom lembrar que oferecemos um tratamento gratuito e de qualidade que, se fosse custeado pelo paciente, não sairia por menos de R$ 600. O programa que temos no município tem por objetivo ajudar as pessoas que não conseguem abandonar o vício a se prevenirem de várias doenças como o câncer – destacou.

Atualmente, dados do Programa de Controle do Tabagismo apontam que a maioria dos pacientes atendidos em Barra Mansa é formada por pessoas de meia idade (41 a 50 anos) e do sexo feminino e 53% das pessoas que começam e terminam o tratamento conseguem parar de fumar. No entanto, a procura por parte dos homens já vem apresentando um aumento significativo, em 2008 foi um percentual de 16% e em 2010 subiu para 33%.

Além do ambulatório da Secretaria de Saúde, o tratamento também está sendo oferecido nos unidades de saúde dos bairros Santa Lúcia, Piteiras, Vila Ursulino, Mangueira, Vila Maria I, além do distrito de Floriano e na unidade de saúde no Centro Universitário de Barra Mansa. No próximo mês, os atendimentos serão iniciados nos bairros Bocaininha, Vila Maria II, Paraíso e retomados no Monte Cristo. Os interessados devem procurar as unidades de Saúde desses bairros ou ligar para o telefone: (24)33229192 - Ramal 221. 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:01 Polícia