Internacional
Ataques com carros-bomba matam 40 pessoas na Síria
03/10/2012 10:57:29Cerca de 40 pessoas morreram e pelo menos 90 ficaram feridas em um ataque terrorista com carros-bomba em Aleppo, segunda maior cidade da Síria. Segundo as agências internacionais, as explosões ocorreram na praça Saad Alá al Yabri. O local é utilizado como base de operações das forças do regime, onde também estão detidos alguns rebeldes.
Há 19 meses, a Síria vive sob clima de guerra devido à disputa política entre o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e a oposição. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. A oposição cobra de Assad a transição política, o fim do governo e mais liberdade de expressão.
Além do número de mortos, a quantidade de sírios que se evadiram para países vizinhos também é grande. A Agência de Refugiados das Nações Unidas (cuja sigla em inglês é Acnur) divulgou nesta terça-feira que o número de sírios que deixaram o país, nos últimos 19 meses, em busca de abrigo nos países vizinhos - Jordânia, Líbano, Turquia e Iraque – ultrapassou 300 mil. Segundo as estatísticas da agência, triplicaram os refugiados sírios na região. Precisamente são 311,5 mil.