Política
Alerj realiza audiência pública sobre o cinema no estado do Rio
05/10/2011 13:25:53A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realiza hoje, audiência pública sobre o desenvolvimento do circuito de cinema no estado. Relatório da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostra que o Rio tem a pior concentração de salas do Sudeste (região onde fica a grande maioria dos cinemas no país): 63% dos cinemas se concentram na capital, quando nos demais estados esta média é bem menor, 35%. Na capital, a situação se repete: cinemas concentrados no Centro e Zona Sul, geralmente em complexos com mais de uma sala.
O objetivo da audiência é discutir saídas para mudar esta situação. Para o presidente da comissão, deputado estadual Robson Leite (PT), o crescimento do número de salas é fundamental para o escoamento de nossa produção cinematográfica. “Nossa produção é diversificada e qualificada, mas termina sem espaço para ser exibida”, diz Robson.
Dados da Ancine de 2010 mostram também que os municípios de Belford Roxo, Magé e Itaboraí, que estão entre os mais populosos, não têm sequer uma sala de cinema. Itaboraí chama mais a atenção, pois é lá que está sendo construído o Complexo Petroquímico da Petrobras (Comperj), um empreendimento de bilhões de reais. Estes exemplos mostram como é necessária uma política de regionalização das salas.
Vão participar os seguintes debatedores: Andre Diniz, do Ministério da Cultura; Glauber Piva (Ancine); Sérgio Sá Leitão (RioFilmes/prefeitura do Rio); Steve Solot (Secretaria de Estado de Cultura); e diretores de salas de exibição no Rio: Adailton Medeiros (Ponto Cine Guadalupe), Carol Ficheira (Cine Jóia) e Adil Tiscatti (Cine Santa Teresa).
A audiência é aberta ao público e acontecerá no auditório Nelson Carneiro, no sexto andar do anexo do Palácio Tiradentes (Alerj), às 14 horas.