terça-feira, 17 maio 2022
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Ações marcam passagem do Dia Internacional do Idoso em VR

29/09/2011 17:07:05

Uma série de eventos organizados pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) marcou nesta sexta-feira,  o Dia Internacional do Idoso na cidade. Na parte da manhã, a partir de 11 horas, as pessoas da Terceira Idade que almoçaram no Restaurante Cidadão de Volta Redonda, na Avenida Integração, no bairro Aterrado, receberam um exemplar da Cartilha de Direitos dos Idosos.

A cartilha especial para a Terceira Idade (a partir dos 60 anos de idade), com 12 páginas, tem o objetivo de levar aos integrantes dessa faixa etária o conhecimento dos seus direitos, com uma linguagem simples e acessível, sendo útil também para aqueles que lidam ou convivem com idosos no dia a dia. O idoso tem direitos garantidos pela Constituição Federal e não pode sofrer preconceito ou discriminação no plano social, cultural ou profissional.

Ainda em comemoração à data, o cardápio do Restaurante Cidadão foi especial, com arroz, feijão, sopa caipira (fubá com couve), salada de chicória, beterraba, tomate e pepino, copa lombo acebolado (carne de porco), peixe com molho de camarão e purê de batatas. Na sobremesa, sorvete no copo ou banana.

Quem recebeu a Cartilha dos Direitos dos Idosos, aprovou a iniciativa do Governo Municipal. “Muito interessante, porque a maioria das pessoas não conhece os direitos de quem é idoso. Não podemos maltratar quem chegou à Terceira Idade, nem mesmo dentro das famílias. Um dia todos nós também vamos envelhecer. Eu tenho avós, pais idosos, meu pai tem 70 anos e a minha mãe, 65. Nós cuidamos muito bem dos nossos velhinhos”, disse Neide Gonçalves, moradora da Barreira Cravo. 

Entre os direitos assegurados, a pessoa idosa tem o direito de administrar os seus bens enquanto não for interditada judicialmente, sendo crime alguém se apropriar dos bens e rendimentos de idosos. Acesso ao trabalho, desconto de meia entrada nos eventos artísticos e culturais, esportivos e de lazer, com acesso preferencial aos locais também estão entre os direitos assegurados aos idosos. O conteúdo completo da cartilha do Direito dos Idosos pode ser acessado na íntegra no site – www.portalvr.com/smac.

Em caso de denúncia de maus-tratos contra idosos, a população pode ligar para o Ligue Idoso/Ouvidoria, no telefone 0800 726 0662 ou 3339-9639, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone do Conselho Municipal do Idoso é 3339-9113.

 

 

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

14:01 Polícia