Colunas
Em Foco
por: Fernando Pedrosa
Zoinho quer Baltazar no PR
11/03/2016 09:47
Ambos podem desmentir, mas as fontes são seguras: há cerca de 15 dias, o ex-deputado federal Zoinho procurou o vereador Paulo Baltazar. O assunto, é claro, foram as eleições municipais deste ano.
E Zoinho apresentou ao vereador a proposta para que ele deixe o PRB e se filie ao PR para disputar o Palácio 17 de Julho. Sim, Zoinho se mostrou disposto a abrir mão de ser candidato a prefeito para apoiar Baltazar.
Entretanto, a proposta não é reeditar a chapa Baltazar prefeito, Zoinho vice que concorreu em 2004 e foi derrotada por Gothardo Netto.
Por quê?
A proposta de Zoinho estaria amparada na conclusão dele de que é preciso recuperar sua imagem – que sofreu um estrago considerável com a famosa frase, dita por ele quando exercia o mandato, de que “100% honesto só Jesus Cristo”.
A estratégia do ex-deputado seria ter um aliado no Palácio 17 de Julho capaz de atuar a seu favor e, assim, poder se lançar candidato a deputado, novamente, em 2016.
Avalia
Baltazar ouviu e está refletindo a respeito. Mas a coluna pode assegurar que as chances de o convite ser aceito são remotíssimas.
Alguns motivos: prefeito de 1993 a 1996, o agora vereador conhece bem o Executivo. E não tem dúvidas de que, seja quem for, o sucessor de Antônio Francisco Neto em 1º de janeiro de 2017, vai comer o pão que o diabo amassou em razão da crise econômica.
As fontes ouvidas pela coluna revelam que o vereador não tem dúvidas de que um prefeito do PR, partido de Anthony Garotinho, inimigo número um do PMDB estadual, ficará à mingua enquanto o atual grupo político mantiver o domínio do governo do estado.
Além disso, Baltazar não esconde de ninguém sua consideração pelo deputado estadual peemedebista Edson Albertassi, que lhe estendeu a mão para recomeçar a carreira política depois de seu inferno astral com a história das ambulâncias.
Em tempo: a conversa foi só entre Zoinho e Baltazar. Não teve a participação de Garotinho.
Mais
O PR não é o único partido de portas abertas para Baltazar. Outros já o sondaram, entre eles o PDT, do presidenciável Ciro Gomes.
Isso significa que a saída do vereador do PRB é iminente? Não necessariamente. A janela para mudança de partido de quem tem mandato termina no próximo dia 19, mas Baltazar não demonstra ansiedade.
Ele aguarda também o desenrolar das negociações pela disputa da prefeitura do Rio. Se o senador Marcelo Crivella for eleito, é tido como certo que ele chamará para sua equipe a deputada federal Rosângela Gomes. E Baltazar é o primeiro suplente do PRB na Câmara dos Deputados.
Como se vê, no tabuleiro da política, são muitas as peças a serem consideradas antes de qualquer movimento.
Homenagem
O vereador Maurício Batista quer que a arena esportiva que está sendo construída em Volta Redonda leve o nome do ex-vereador Gibraltar Vidal, que foi presidente da Câmara e faleceu no ano passado.
Gibraltar era um desportista, ressalta o vereador, ao justificar a homenagem.
Mancada
No território da internet gafes não passam em branco. Uma postagem atribuída à deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB), de Resende, homenageando o aniversário de Barra do Piraí, foi ilustrada com uma foto de...Barra Mansa.
A coluna entrou na página da deputada na rede social e a mensagem não foi encontrada. Será que foi removida ou nem foi publicada?
Fernando Pedrosa é editor do FOCO REGIONAL
E-mail: pedrosa@focoregional.com.br