Colunas
por: Ingridy Ribeiro
O sentido da vida
17/03/2017 14:09
Qual o sentido da vida? Por que e para que estamos aqui? Talvez esta seja a mais humana de todas as questões...
Ter prazer. Ser feliz. Evoluir. Amar. Reproduzir. Compartilhar. Há quem diga que o sentido da vida é “para frente”, há quem ache o que sentindo da vida é a busca e há aqueles que não enxergam sentido algum para a vida.
Eu, otimista patológica, acredito que o sentido da vida existe e que ele pode ser maravilhoso. Mas, tal sentido é uma construção e, portanto, uma escolha única, particular e não universal. Cada um dá o sentido que lhe cabe.
Ao tentar responder à esta questão nos tornamos responsáveis por nossa própria vida. E é exatamente isso que deixa as massas desconfortáveis: não poder encontrar uma resposta, um sentido predeterminado.
Cada pessoa é como um rio. Não sabemos o que está no fundo dele. Ao nos depararmos com questões que impelem o autoconhecimento, movimentamos a água do nosso rio e tememos o que pode emergir dele.
Não tenha medo de si mesmo. Reflita pelo que você quer viver, pelo que gostaria de ser lembrado. Fica mais fácil responder à esta questão existencial se associarmos o sentido da vida com os nossos valores, se dermos à ela uma essência, uma meta, uma finalidade, enfim, se conseguirmos nos ver diante de um propósito.
Como foi bem dito pelo filósofo Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo". Há muitas formas de existir. Dê você mesmo a direção, ou um sentido para sua vida e seja fiel e ele. Viver é uma arte. Adivinha quem é o artista?
Ingridy Ribeiro é Coach de Vida & Carreira. Escreve às sextas-feiras