Colunas
Em Foco
por: Fernando Pedrosa
Loureiro confirma acordo com Nelson
24/06/2016 10:47
Os rumores correm desde a semana passada: o empresário Rogério Loureiro, ex-presidente do Voltaço, será o vice na chapa do deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD) nas eleições de prefeito deste ano em Volta Redonda.
O empresário confirmou o acordo à coluna, na manhã desta sexta-feira: “Tá fechado”.
O curioso é que o deputado, também consultado, respondeu através de sua assessoria: “Estamos conversando”. Nada mais.
Na noite da quinta, o vereador José Augusto (PDT) também garantiu que está tudo certo. Afinal, seu partido sairá coligado ao PPS de Loureiro.
O empresário foi vice na chapa do então deputado federal Zoinho na disputa de 2012.
Derretendo
Quem não deve ficar satisfeito com desenlace dessas conversações é o pré-candidato do PSDB, Geraldinho do Gelo, que dava como certa a dobradinha com Loureiro.
Variável
A possibilidade de o engenheiro Sebastião Faria, licenciado da direção do Hospital São João Batista, ser o candidato do prefeito Antônio Francisco Neto parece biruta de aeroporto. Cada hora aponta o vento numa direção.
Em algumas ocasiões, Neto sinaliza a disposição de lançar a candidatura, noutras dá sinais de que vai recuar.
Uma coisa é certa: com a campanha mais curta a partir de agora, cada dia que passa sem definição é dia perdido para trabalhar o nome de quem, reconhecidamente, não tem ainda visibilidade eleitoral.
Maldade
O vereador Emilson Sukinho (PSD), de Volta Redonda, pede para divulgar que vai, sim, concorrer à reeleição. Espalharam um boato no Santo Agostinho de que ele teria desistido.
A mentira colou a ponto de o vereador estar fazendo o desmentido.
Chamado
A Câmara de Volta Redonda aprovou esta semana um decreto legislativo convocando o presidente da Cohab (Companhia de Habitação) de Volta Redonda, Almir Rodrigues, a comparecer à Casa. Objetivo: prestar esclarecimentos sobre a perda das salas do Edifício Plaza, no Aterrado, onde funciona sua sede.
Conforme o FOCO REGIONAL informou, 14 salas foram a leilão num processo judicial.
O vereador Pedro Magalhães (PSDB) estranhou o fato de a convocação ter sido aprovada por decreto legislativo.
- Foi a orientação da nossa Procuradoria Jurídica – explicou o presidente da Casa, Édson Quinto (PR), lembrando que requerimento neste sentido foi feito por Walmir Vitor.
A data foi marcada para a próxima quinta-feira, dia 30.
Ducha fria
A negativa de efeito suspensivo à segunda liminar que o afastou do cargo foi como um soco no estômago do prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins. Ele contava que teria sucesso, conforme ocorreu em relação à primeira.
Pessoas próximas do prefeito dizem que ele está inconformado e inconsolável.
Relógio
O tempo corre contra Jonas e seu projeto de reeleição, que, não há como negar, está naufragando. Ele precisará reconquistar o cargo o mais breve possível e fazer um trabalho hercúleo para reparar os danos.
Por outro lado...
Pessoas ligadas a Jorge Costa garantem que, impedido de disputar a eleição de vereador, como pretendia antes de se tornar prefeito em exercício, ele trabalha com um olho no pastor, que é, e outro no culto: ou seja, amadurece a possibilidade de disputar a prefeitura.
Um sinal: o interino de Barra Mansa tem pedido para não ser chamado, na prefeitura e na mídia, de pastor. Considera que a citação deve ser restrita à igreja, e não na política. E que fica melhor assim com o eleitorado.
Nem tanto
Só fora da CSN o fato de Eneas Diniz ter sido apeado da diretoria de Produção e transformado em assessor do por presidente Benjamin Steinbruch (noticiado em primeira mão pelo FOCO REGIONAL, no dia 8 deste mês), está sendo vista como uma queda para cima.
Dentro da companhia, a certeza é de que Steinbruch deu ao diretor uma saída honrosa. E nada mais.
Fernando Pedrosa é editor do FOCO REGIONAL