Colunas
Esporte
por: Filipe Cury
Chape: da Série D ao céu
01/12/2016 13:42
Estamos vivenciando o momento mais triste e mais bonito da história do futebol mundial ao mesmo tempo. Gestos solidários, protagonizados não só por um país, e sim por um planeta. Gestos que nos fazem refletir sobre a nossa existência neste plano. Gestos que nos tornam humanos e que nos unem. União. Palavra pouco utilizada em tempos de políticos corruptos, terrorismo e ego inflado. Unidos por um clube até então pouco conhecido pelo próprio país. Um clube que subiu tanto que foi da Série D ao céu.
A Chapecoense dominou o mundo. Dominou nossos corações. O meu, o seu, do Voltaço, Flamengo e Barcelona. Do rico e do pobre. Do negro e do branco. Do católico e do evangélico. Do cristão e do ateu. Todos cantam "vamos, vamos Chape" até o fim. Como não amar isso?
Como não chorar e agradecer ao mesmo tempo? Nestes últimos dois dias eu digo, com um orgulho imenso, que escolhi me apaixonar pelo esporte certo, afirmando aquela velha frase clichê de que o futebol é muito mais do que um jogo. De toda grande perda, vem um grande aprendizado e um legado. De todo grande aprendizado, nobres atitudes. E desse legado, uma lição.
A nobre atitude do Atlético Nacional jamais será esquecida. O dia 29 de novembro de 2016 entrou para a história não só como uma data de luto, mas também como um dia de fé e esperança. De sorrir. De amar o próximo. De abraçar. E de nunca desistir dos sonhos. Afinal, o amanhã não se sabe.
Que o sorriso e a empolgação no rosto do zagueiro Filipe Machado no vídeo divulgado pelo próprio atleta nas redes sociais antes do acidente aéreo seja o nosso daqui em diante. Que o nosso choro, a partir de agora, sejam lágrimas de alegria.
Obrigado por tudo, Chape, jornalistas e tripulantes. Obrigado por conquistarem os nossos corações. Obrigado, obrigado e obrigado. As mais de um milhão de palavras para definir esse momento seguem indefinidas. Somos, mais do que nunca, eternamente Chape. O mundo veste verde. (Foto: Ivan Pacheco/VEJA.com)
Filipe Cury é estudante de jornalismo e faz estágio no FOCO REGIONAL.
E-mail: filipecury93@gmail.com