Colunas
Em Foco
por: Fernando Pedrosa
Barra Mansa amplia feriadão
27/03/2018 18:54
FERNANDO PEDROSA
Nesta quinta-feira, como fazem todos os dias, milhares de trabalhadores de Barra Mansa vão sair cedo de casa para o trabalho. Mas não os servidores públicos de Barra Mansa.
Exceto aqueles que atuam em serviços considerados essenciais, os demais vai ter mais um dia de folga, a partir do decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Drable determinando ponto facultativo na véspera da Sexta-Feira da Paixão de Cristo.
Até o momento desta publicação, a única cidade da região que adotou a esticada foi Barra Mansa. Volta Redonda até soltou um comunicando, coincidentemente após consulta da coluna, informando que, na quinta, o expediente na administração municipal será normal.
Motivos
Questionada sobre o enforcamento da quinta-feira, a prefeitura de Barra Mansa justificou que seria por medida de economia, “por conta do baixo movimento da população nas repartições públicas nesta data”. Além disso, respondeu, o decreto de ponto facultativo nas repartições públicas na quinta-feira da Semana Santa não é uma exclusividade do município, “já que é tradicionalmente exercido em várias cidades do país”.
Mas o governo é também religioso, claro: “a Quinta-feira Santa encerra a Quaresma” e “inicia o período do Tríduo Pascal, que vai da tarde de quinta-feira até a manhã do Domingo de Páscoa”, também justificou.
Amém e bom descanso.
Esta vaga não é sua
O vereador pastor Washington Uchôa (PRB), de Volta Redonda, se reuniu nesta terça com o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Dalboni. Pediu, entre outras coisas, a fiscalização das vagas reservadas a deficientes físicos e idosos nas ruas da cidade.
De fato, como comentou o vereador, muitos motoristas não estão respeitando a sinalização e estão estacionando nas vagas exclusivas.
Dalboni, por sua vez, disse que pedirá à Secretaria de Comunicação que pense em uma campanha sobre o tema. Tudo bem, comandante, mas até lá tem que por a Guarda pra fiscalizar, né?
Aliás, no governo passado já houve a campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”.
Uma referência à mania que os infratores têm de justificar que “é só por um minutinho”.
Posse
Foram empossados na tarde desta terça-feira, pelo prefeito Samuca Silva, os 50 membros e suplentes do Comitê do Orçamento Participativo de Volta Redonda. O comitê tem como objetivo acompanhar a execução do Orçamento Participativo de 2018. O mandato dos membros (da sociedade civil e da administração municipal) é de um ano.
Na ocasião, Samuca disse que a administração elaborou um orçamento capaz de ser cumprido. “Não adianta a gente fazer um orçamento de R$ 1 bilhão, sendo que não vamos conseguir cumprir. Fizemos um orçamento real, com uma capacidade de investimento ainda pequena, por conta das dívidas que encontramos e ainda continuamos encontrando. No próximo ano, com muita gestão, conseguiremos realizar as obras necessárias”, afirmou. (Fotos: A Voz da Cidade e Divulgação)
Fernando Pedrosa é editor do FOCO REGIONAL