Colunas
por: Ingridy Ribeiro
Aprenda a ser filtro e não esponja!
10/02/2017 12:23
Nossa mente é como a nossa casa. O quê e quem você tem convidado para entrar?
Até quando você vai manter nesta casa o monte de lixo e tralhas inúteis? Até quando vai manter a desordem dos pensamentos e sentimentos que lhe roubam o sono?
Pense em todas as vezes que, como uma esponja, você absorveu coisas negativas da sua família, dos seus amigos e até mesmo do mundo. A quantos desses males você se apegou?
Ser filtro, e não esponja, requer esforço e persistência. Implica num exercício permanente de não se apegar. E isso requer decisão. Requer ação. Não é para acomodados.
À medida que vamos aprendendo a filtrar, nós também vamos descobrindo um jeito mais proveitoso de lidar com as pessoas que nos cercam. Nos ofendemos menos com o que nos é dito e não nos magoamos com tanta facilidade por causa das atitudes alheias.
Quando somos filtro, permitimos apenas aquilo que julgamos ser bom, aquilo que acrescenta, soma e vale a pena, permanecer em nós.
Ser filtro, seletivo, é sabedoria. Seja de todos e de ninguém, ou como disse Osho: “Desapegue-se: viva no mundo, mas não seja do mundo. Viva no mundo, mas não permita que o mundo viva dentro de você. ”
Livre-se com urgência do que não lhe pertence! A sua mente é a sua casa. Limpe-a, enfeite-a com flores, abra as janelas, permita que seus pensamentos sejam ventilados pela brisa da esperança, permita que suas emoções sejam aquecidas pela luz do otimismo.
Ponha já para fora o lixo da culpa, dos pensamentos de ódio, medo, insegurança e desesperança! A sua mente, assim como a sua casa, deve ser cuidada todos os dias.
Ingridy Ribeiro, Coach de Vida & Carreira, a partir de hoje escreverá todas as sextas-feiras