quarta-feira, 27 janeiro 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Volta Redonda registra mais 3 mortes por Covid-19 e total vai a 79

Ocupação de leitos cai, mas segue acima do limite fixado em acordo

05/07/2020 19:39:23

A prefeitura de Volta Redonda atualizou na noite deste domingo (5) os dados sobre coronavírus. Mais três mortes causadas pela doença foram confirmadas, elevando para 79 o total na cidade. Os pacientes eram uma mulher de 44 anos e dois idosos, de 94 e 77 anos.

Os casos confirmados subiram para 1.920, com 7.820 notificados como suspeitos – um aumento de 0,80% em comparação à atualização anterior. A ocupação de leitos de UTI da rede municipal – que chegou a 62% no sábado, caiu para 51%, mas ainda está ligeiramente superior ao teto de 50% estabelecido no acordo que permitiu a flexibilização das atividades econômicas. Já a ocupação de leitos no Hospital de Campanha está em 14%. 

Em razão de a ocupação de leitos de UTI ter extrapolado o percentual fixado no acordo homologado pela Justiça, o comércio em geral – exceto os serviços essenciais – passará também esta semana fechado, o que motivou críticas de entidades empresariais. Em nota conjunta, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista), afirmaram considerar que “o comércio varejista em geral é o principal sacrificado com as medidas adotadas desde o início da pandemia”.

Em vídeo divulgado em rede social,  o prefeito Samuca Silva voltou a justificar o fechamento do comércio, dizendo que é necessário para “diminuir a pressão no sistema público de saúde”, Segundo ele, ainda existe capacidade de atendimento na rede, mas a medida é preciso porque, se não houver controle, haverá perda de mais vidas. “Podem me cobrar tudo, mas não cobrarão omissão em salvar vidas”, disse.

Citando números, o prefeito lembrou que, em 7 de junho, o número de pacientes que morreram de Covid-19 na cidade estava em 42 e que, neste domingo, alcançou 79. Ainda segundo ele, também no dia 7 do mês passado 19 pessoas ocupavam leitos de UTI em toda a cidade e que, agora, são 47 hospitalizados. Também de acordo com ele, 62% destes pacientes estão na rede pública.

Quanto aos leitos de enfermaria, Samuca disse que em 7 de junho havia 56 pessoas internadas, quando agora são 94 em toda a cidade. “Hoje temos 141 pessoas internadas com Covid-19 internadas na cidade e decidimos, ontem, atender apenas moradores de Volta Redonda para leitos de Covid”, acrescentou.

CAMPANHA – No fim da tarde deste domingo, a CDL de Volta Redonda anunciou uma campanha de protesto ao fechamento das lojas por mais uma semana. O tema é

“Por Vidas, Empregos e Empresas Perdidas”. A campanha, que começa nesta segunda-feira (6) será feita com faixas e cartazes que serão afixados em lojas, como forma de evitar aglomerações nas ruas.

De acordo com a CDL-VR as pequenas e microempresas, que representam 80% da economia do município, têm sido as mais sacrificadas durante esse período, “com esse abre e fecha”. Ainda segundo a entidade, mais de 3,5 mil comerciários perderam os empregos e a estimativa é de que mais de 200 lojas tenham “fechado definitivamente”.

Atualizada às 20h09min

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:22 Polícia