sábado, 15 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Volta Redonda lança projeto de defesa pessoal para mulheres

05/12/2018 17:28:35

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda, através do Centro Municipal de Artes Marciais (Cemam), no Retiro, vai oferecer às mulheres – inicialmente apenas as assistidas pela rede de proteção na cidade – técnicas de defesa pessoal, a partir do ano que vem. A aula inaugural foi marcada para a noite desta quarta-feira.

A iniciativa faz parte do projeto “Eu me amo, eu me protejo”, que tem como objetivo ensinar técnicas de luta adaptadas para defesa pessoal de mulheres em situações de assédio, abuso e agressão. As aulas serão realizadas por professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Eles passaram por uma capacitação com a campeã mundial e pan-americana de jiu-jítsu, Érica Paes.

De acordo com a secretária de Políticas para Mulheres, Dayse Penna, o lançamento do projeto faz parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

- As aulas serão realizadas durante todo o ano de 2019 e visam estimular a defesa pessoal das mulheres e o enfrentamento à violência. Não é um confronto com o abusador, mas a defesa da mulher. Além das técnicas através da luta, também serão abordadas dicas e observações que evitem que as mulheres fiquem vulneráveis a esse tipo de violência – explicou.

A iniciativa do projeto é promover ações pelo fim da violência contra a mulher, tanto das que passaram por alguma violência, quanto as que diariamente se sentem vulneráveis. Segundo a secretária, o projeto vai amparar a mulher e oferecer a prevenção através do esporte.

- É uma parceria importante com a Smel e que trabalha a prevenção através do esporte, que é um grande aliado. Será lançado também o projeto “Renascer” para os filhos dessas mulheres que sofreram violência. Não queremos naturalizar a violência, por isso o empoderamento dos filhos das vítimas é importante – destacou.

O Cemam fica no Ginásio Amaro Inácio, no bairro Retiro.  (Foto ilustrativa / TeféNews)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:41 Polícia