quinta-feira, 15 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Volta Redonda investe em robótica educacional na rede pública

16/10/2018 17:19:08

Materiais recicláveis se transformando em robôs, carrinhos, maquetes e muitas outras invenções, tudo aplicado à educação. Esse é o resultado dos projetos de 19 profissionais da rede pública de Volta Redonda que foram certificados na manhã desta terça-feira como implementadores de Informática Aplicada à Educação. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Niterói, durante a Mostra do Projeto Robótica Educacional com Software e Hardware Livres.

De acordo com a coordenadora pedagógica do projeto, Ana Paula Batista, os profissionais concluíram a primeira etapa do curso de formação continuada, que teve a duração de 40 horas presenciais. “Alguns já estão utilizando a atividade na escola, inclusive com a participação de alunos. Não foi obrigatório neste ano. Ano que vem será, já que eles fizeram essa formação e terão que desenvolver um projeto de robótica educacional na escola. É um investimento da secretaria no profissional, todos concursados, que estão habilitados a atuarem da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental”, explicou.

 Dentre os que receberam a certificação, Joselaine Vieira Zacarias Parreira, que dá aula no Centro Municipal de Educação Infantil Oscar Rodrigues Cardoso, na Vila Rica de Três Poços. Ela afirma que o projeto enriquece a aula com uma nova proposta para os alunos, despertando um interesse maior pela tecnologia, através do uso de materiais recicláveis.

- Tem sido muito gratificante, porque é um novo horizonte que se abre para as crianças, que estão imersas em tanta tecnologia. E isso canaliza a tecnologia para um lado construtivo, positivo. É usar o lixo eletrônico de forma consciente, dar novo uso a materiais que seriam descartados de forma aleatória na natureza e ver que as crianças podem construir novos brinquedos em casa, com os pais – contou Joselaine.

 A secretária de Educação, Rita Andrade, parabenizou os profissionais e coordenadores pelo sucesso do projeto, ressaltando o investimento do governo municipal na educação de Volta Redonda. (Fotos: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:50 Cidades