sexta-feira, 22 novembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Volta Redonda inicia inventário turístico

07/11/2019 16:32:52

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, iniciou o processo de inventariado turístico de Volta Redonda. Durante reunião realizada nesta quinta-feira na Escola de Governo, no Siderópolis, foi definida a primeira etapa de trabalho na construção do inventário, que tem previsão para ser concluído no primeiro semestre do ano que vem.

- Volta Redonda está dando início ao processo de planejamento, de atualização do inventário turístico. É um processo bastante minucioso e complexo, mas imprescindível para o desenvolvimento desse segmento. É importante ressaltar que existe técnica, método, um enredo importante que envolve o município e também essa gestão, que acredita nesse trabalho – disse a diretora de Turismo da secretaria, Débora Cândido.

O trabalho será divido em três etapas. A primeira é a pesquisa de gabinete, que está sendo feita com apoio da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É a fase onde se faz o levantamento de todos os elementos que serão inventariados e de informações básicas e preliminares de cada lugar.

Posteriormente, será feito um trabalho de campo, onde a pesquisa acontecerá in loco para observar os equipamentos que foram listados, ou seja, toda a rede que compõe a oferta turística.

Na terceira etapa será feita a tabulação dos dados, sistematização, organização e transformação em um instrumento que, primeiro, faz um raio-x dessa oferta turística, depois serve como suporte para o planejamento da atividade do turismo.

- Quando foi feito o inventário, em 2003, muitas coisas não foram reveladas e agora vão ser. Podemos, através de uma pesquisa de campo, revelar outros espaços. Pretendo trabalhar com a importância histórica do município no contexto do Brasil. Volta Redonda tem uma importância histórica muito grande nesse cenário – completou Débora. (Foto: Geraldo Gonçalves)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:46 Lazer