segunda-feira, 30 março 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Volta Redonda e Barra Mansa vacinam contra o sarampo

15/02/2020 11:54:17

Em Volta Redonda, todas as 46 unidades da Atenção Básica de Saúde estarão abertas, das 8h às 17h deste sábado, para o dia D de vacinação contra o sarampo. O município prevê ainda o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde em mais um final de semana: dia 07 de março. É bom lembrar que a vacina contra o sarampo está disponível durante todo o ano nas unidades da Atenção Básica em Volta Redonda.

Barra Mansa também está com todas unidades de saúde abertas. Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses de idade não devem tomar a vacina. Alérgicos a proteína do leite e a proteína do ovo devem informar essa condição para que recebam conduta específica. Há mais de 10 anos não há registros da doença em Barra Mansa. No entanto, em 2019, o Rio de Janeiro teve 420 casos confirmados de Sarampo. Este ano, até o momento, já existem 91 casos de sarampo em todo o estado.

Neste sábado, 42 mil postos de saúde em todo o país estarão abertos para o dia D de vacinação contra o sarampo. O objetivo é imunizar crianças e jovens entre 5 e 19 anos (mas pessoas entre 6 meses e 59 anos podem tomar a vacina). 

O Ministério da Saúde lançou, na última segunda-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A intenção é vacinar cerca de 3 milhões de pessoas até 13 de março.

Neste ano, a campanha tem, também, o objetivo de conscientizar os país sobre os riscos de não vacinar seus filhos. Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas, afirma que, apesar de se alastrar facilmente, o sarampo é uma doença plenamente controlável via vacina.

A Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, também aderiu ao Dia D de Combate ao Sarampo. Será o terceiro final de semana de mobilização contra a doença. Ao todo, três postos de saúde da cidade, bem como uma tenda na Praça Nilo Peçanha e um volante estarão disponíveis para a imunização. Ao todo, o município disponibilizou vacinas em três finais de semana deste mês.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

07:05 Nacional