domingo, 31 maio 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Três crianças estão entre contagiados por coronavírus em Volta Redonda

Uma delas é uma bebê recém-nascida

07/04/2020 17:27:14

Ao atualizar o total de casos confirmados de coronavírus em Volta Redonda, na tarde desta terça-feira, o prefeito Samuca Silva informou que, entre as pessoas que tiveram resultado positivo do material coletado estão duas crianças: uma menina de apenas 26 semanas de vida e um menino de 1 ano. A primeira criança da cidade a ter o mesmo diagnóstico tem 5 anos.

O total de exames positivos de Covid-19 na maior cidade do Sul Fluminense passou de 63 – número da segunda-feira – para 69. As mulheres respondem por 60% dos casos confirmados no município. Dos novos casos anunciados nesta terça, os demais são de mulheres com 27, 34 e 42 anos de idade.

Se a média de 14% entre suspeitos e confirmados for mantida, o número de infectadas por Covid-19 em Volta Redonda pode ser estimado em 120 pessoas.

A cidade continua com três mortes confirmadas e quatro suspeitas. Entre os casos confirmados, 60% são de mulheres.

Samuca lamentou que ainda muita gente esteja sendo vista circulando nas ruas. “Estamos no estádio 2 e as coisas ainda vão piorar”, disse lembrando que a doença já matou 79 mil pessoas no mundo.

De acordo com o prefeito, embora em números gerais Volta Redonda esteja em terceiro lugar – atrás do Rio e de Niterói – no total de pessoas infectadas, a cidade pula para a primeira colocação se for considerada a proporção em número de habitantes. “Isso também porque estamos há muito tempo fazendo a coletagem [para exames] e encaminhando para o governo do estado. Adotamos o protocolo da Organização Mundial de Saúde desde o início”, ressaltou.

Ele disse que encomendou um estudo à Secretaria de Saúde para projetar a curva de evolução da Covid-19 no município se não tivessem sido tomadas as medidas de restrição que estão em vigor. E, sem mais detalhes, fez uma revelação ao advertir a população sobre o perigo do novo vírus: “Ontem perdi um vizinho, que não está confirmado, mas está suspeito [de ter sido vítima da doença]”. Em seguida, ponderou também de que nada vai adiantar o esforço das autoridades se a população não fizer a sua parte.

Na transmissão, o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, aproveitou para alertar que a cidade já soma também três “casos isolados de dengue tipo 2”. Ele pediu que as pessoas, aproveitando que estão em casa, eliminem focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

ECONOMIA - Samuca informou que decidiu adiar o anúncio de um pacote econômico com vistas a economizar “alguns milhões” dos cofres públicos. Antes de ir à rede social, ele participou de uma reunião com a equipe econômica. “Não está fechado. Vamos ter que promover corte de despesas”, disse, acrescentando ser necessário tomar medidas de contenção para manter os serviços essenciais, já que a cidade também sofrerá com a queda de arrecadação.

Antes, ele já havia mencionado a questão da economia do município. “Obviamente que a economia está sofrendo muito, mas a vida das pessoas não volta”, afirmou, para, mais adiante, acrescentar de novo que cabe ao governo federal socorrer as empresas: “O governo federal tem que passar desta fase política e encarar a realidade”.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:06 Nacional