terça-feira, 17 outubro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Teatro: Pinheiral e Mendes recebem projeto premiado pela ONU

30/03/2017 10:16:53

De 5 a 7 de abril, as cidades de Pinheiral e Mendes recebem espetáculos de teatro e oficinas com total acessibilidade. E o melhor: tudo de graça. É a 2ª Mostra de Teatro Acessível realizada pela ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, fundada pela jornalista e escritora Claudia Werneck, considerada referência internacional no tema da inclusão. O destaque vai para as apresentações do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”, criado pela atriz Tatá Werneck e já assistido por mais de 100 mil pessoas em todo o Brasil.

Sempre com muito humor, o grupo encanta pessoas com e sem deficiência com espetáculos em que todos podem participar. Para isso, são disponibilizados oito recursos de acessibilidade, como intérprete da língua de sinais brasileira (Libras), fones para audiodescrição e material de comunicação em braile e formatos digitais. Em Pinheiral, o teatro acontece na próxima quarta-feira, às 19 horas na Praça Teixeira Campos, no Centro. A apresentação em Mendes será no dia seguinte, às 20 horas, na Sociedade Esportiva Falcão Dias (Rua Falcão Dias, 414).

Já na sexta-feira haverá também a Oficina de Teatro Acessível, às 9 horas, no Ciep 288 Professor Ruy Goncalves Ramos, em Mendes (Rua Arnaldo Torres).

“É preciso sensibilizar toda a sociedade, incluindo a classe artística e o poder público, para que sejam incorporadas práticas inclusivas, previstas na legislação, na área da cultura. A mostra não tem o objetivo de garantir apenas que pessoas com deficiência estejam nas plateias, mas que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam fruir e participar das produções com total dignidade”, defende Claudia.

Os Inclusos e os Sisos” surgiram em 2003, a partir da iniciativa da atriz Tatá Werneck, que mobilizou estudantes de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) para colocar o teatro a serviço de temas como inclusão, direitos e acessibilidade. Em 2015, foi reconhecido no escritório das Nações Unidas em Viena, na Áustria, como uma das mais inovadoras experiências em direitos de pessoas com deficiência do mundo.

Atualmente, o grupo conta, entre outros, com Diego Molina (roteirista da TV Globo) na direção e com a atriz Louise Marrie (novela Terra Prometida, da Record). “Para a grande maioria de pessoas com deficiência, os nossos espetáculos são as primeiras e únicas oportunidades de irem ao teatro. Estamos somente cumprindo o que manda a legislação, mas, como é tão raro, torna-se extremamente gratificante para nós”, afirma ela.

O projeto conta com o apoio das prefeituras de Pinheiral e Mendes, da Fundação Pedro Jorge, da Associação Nacional dos Procuradores da República e do Senado Federal.

 

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:00 Cidades