segunda-feira, 23 novembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Taxa de ocupação de hotéis e pousadas para feriado anima Região das Agulhas Negras

09/10/2020 19:00:44

Os hotéis e pousadas da Região das Agulhas Negras vem adotando uma série de medidas e protocolos de segurança sanitária para receber os turistas, desde junho, quando a atividade começou a ser retomada nos principais destinos da região, dentre eles, Itatiaia, Penedo e Maringá e Maromba (na região de Visconde de Mauá). Os hotéis e pousadas foram totalmente fechados desde meados de março, no início da pandemia da Covid-19.

Com a retomada das atividades e a reabertura de importantes atrativos, como o Parque Nacional do Itatiaia e o Museu Finlandês, em Penedo, os turistas voltaram a procurar a região e, com isso, o movimento tem aumentado bastante a cada final de semana. Segundo o Conretur (Conselho Regional de Turismo) das Agulhas Negras, a taxa de ocupação neste fim de semana, em razão do feriado prolongado, está variando em média em 65% em Itatiaia e no Parque Nacional, 85% em Penedo e 90% nas vilas de Maringá, Maromba e Visconde de Mauá.

A região possui aproximadamente 250 hotéis e pousadas. Além disso, conta com um número expressivo de restaurantes, lojas e passeios turísticos em meio à natureza. Também oferece diversidade gastronômica, atrativos culturais, história, esportes, entretenimento e opções para descanso com tranquilidade.

CUIDADOS – As empresas turísticas de hospedagem, alimentação e passeios estão seguindo todas as orientações das autoridades, buscando garantir a segurança dos turistas e colaboradores, sendo que algumas delas buscaram pelos Selos do Turismo Responsável do Ministério do Turismo e também o Selo do Turismo Consciente da Secretaria Estadual de Turismo.

A Região das Agulhas Negras compreende as cidades de Itatiaia, Resende, Quatis e Porto Real e, ainda, os destinos turísticos da colônia finlandesa de Penedo, Maringá, Maromba e Visconde de Mauá. Para Roberta Dias de Oliveira, diretora executiva do Conretur, a região tem toda a diversidade de atrativos que o turista precisa para descansar e passear depois da flexibilização da quarentena.

“Ressaltamos que os turistas precisam cumprir as determinações legais estabelecidas pelos decretos municipais como, por exemplo, uso obrigatório de máscaras em vias públicas, uso de álcool em gel e manter o distanciamento social de dois metros entre as pessoas, evitando aglomerações. Cumprindo estas normas, ele estará seguro e também demonstrará respeito pelo próximo que está aqui trabalhando para bem recebê-lo”, disse Roberta.

A atividade turística está sendo retomada pelo Brasil e estudos apontam que os turistas estão preferindo viajar de carro, em curtas distâncias, e a Região das Agulhas Negras está se beneficiando deste cenário atual, tendo em vista estar próxima do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, os três maiores polos emissores de turistas do Brasil. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:22 Cidades