quinta-feira, 23 maio 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Substituto de Dom Biasin é escolhido

13/03/2019 08:54:12

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira o novo bispo da Diocese Barra do Piraí-Volta Redonda. O escolhido foi dom Luiz Henrique da Silva Brito, atual bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O anúncio foi feito pelo bispo dom Francisco Biasin através da rádio da diocese. Dom Biasin, que está sendo aposentado, permanecerá como administrador apostólico, auxiliando na transição até que o novo bispo tome posse.  

Quem é

Filho do casal João de Brito e Narly da Silva Brito, Dom Luiz Henrique da Silva Brito nasceu em São Gonçalo,  em 19 de maio de 1967. Cursou teologia e filosofia no Seminário de São José, no Rio de Janeiro, como seminarista da diocese de Campos. No seminário, foi prefeito de disciplina.

Foi ordenado padre por Dom João Corso na Catedral Diocesana Santíssimo Salvador, em Campos dos Goytacazes, em 1991. Antes de ser nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, foi pároco em três paróquias de Campos. Depois da formação no Rio de Janeiro em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese e em Direito Canônico pelo Instituto Superior de Direito Canônico, concluiu em 2005 o mestrado em Roma.

Ao retornar à sua diocese de origem assumiu ainda mais duas paróquias. Foi nomeado bispo titular de Zallata e auxiliar do Rio de Janeiro em 29 de fevereiro de 2012 e ordenado bispo em 12 de maio de 2012.

Em carta enviada à diocese, o novo bispo destacou a alegria em ser nomeado para a diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, que tem uma ligação histórica com a diocese onde foi gerado no ministério presbiteral, Campos dos Goytacazes, pois as duas foram erigidas no dia 4 de dezembro de 1922.

“Sinto-me honrado e, ao mesmo tempo, pequeno diante de uma história tão rica nesta diocese, onde passaram grandes bispos que foram pastores corajosos e magníficos servidores do Evangelho. Cada bispo pela graça de estado que é investido, no contexto próprio de seu pastoreio é aquele que imprime um direcionamento, no discernimento de pastor, necessário para o momento histórico em que vive. Peço a Deus que, através do seu Santo Espírito, eu possa discernir bem o momento eclesial que se vislumbra para que consiga corresponder aos anseios e necessidades pastorais, sociais e espirituais do conjunto dos fiéis, não limitado a ideologias ou posicionamentos estreitos de qualquer vertente que impedem o crescimento do Reino de Deus, mas tendo capacidade da escuta de forma a corresponder aos desafios e urgências da evangelização”, disse em um trecho da carta.

Atuação como bispo auxiliar do Rio de Janeiro

Dom Luiz Henrique atuou como bispo animador do Vicariato Norte, dos vicariatos episcopais para a Caridade Social e para a Comunicação Social e da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Foi responsável pelos Círculos Bíblicos, pelas Comunidades Eclesiais de Base e pela Rádio Catedral, além de diretor das Escolas de Fé e Catequese Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Atualmente, ele é moderador da Cúria Metropolitana, Bispo Referencial do Vicariato Episcopal Urbano, da Pastoral Presbiteral, das Ordens Terceiras, Irmandades e Confrarias, do Economato, do Departamento Jurídico e da Administração dos Bens Temporais da Arquidiocese. É presidente da Comissão de Recuperação de Patrimônios, membro da Comissão Arquidiocesana de Aquisição de Terrenos e Evangelização, professor do seminário arquidiocesano de São José e bispo referencial dos Presbíteros e do Diaconato Permanente do Regional Leste 1 da CNBB.

Atualizada às 10h27min

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:58 Polícia