domingo, 24 junho 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Sobretaxa ao aço por EUA provoca reação da siderurgia brasileira

Para Aço Brasil, medida não faz sentido

02/03/2018 08:04:32

A declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que vai assinar na próxima semana a adoção de tarifas à importação de aço e alumínio para proteger os produtores americanos, está provocando reações da siderurgia brasileira. Ano passado, o presidente americano ordenou que o Departamento de Comércio revisasse as tarifas de aço e alumínio. Ele tem até dia 11 de abril para tomar uma decisão sobre o aço e até o dia 19 para decidir sobre o alumínio.

A recomendação do Departamento de Comércio dos EUA é a aplicação de taxas a todas as importações de aço e alumínio de países específicos ou estabelecer cotas às importações: 24% para o aço e 7,7% do alumínio importados, além de taxas de 53% às importações de aço de 12 países, entre eles o Brasil, China e Rússia.

O presidente do Instituto Aço Brasil, que representa as siderúrgicas brasileiras, Marco Polo de Mello Lopes, disse que o anúncio feito por Trump surpreendeu.

- Estamos prontos para recorrer caso a decisão seja por taxar o aço brasileiro. Não faz sentido. Cerca de 80% das exportações de aço do Brasil para os EUA são de produtos semiacabados, portanto reprocessados pela indústria americana, necessários a essa indústria. Ao mesmo tempo, o Brasil é o maior comprador de carvão metalúrgico dos EUA. É evidente que essa balança comercial é favorável à eles — afirmou.

Esta semana, Marco Pollo esteve esta semana em Washington em missão comercial com executivos de siderúrgicas como CSN e Usiminas num esforço para excluir o Brasil da taxação.

No ano passado, as exportações brasileiras de aço para os Estados Unidos somaram US$ 2,6 bilhões, enquanto as importações de carvão metalúrgico americano foram de US$ 1 bilhão, segundo o presidente do Aço Brasil. (Foto: Arquivo)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:33 Polícia