sexta-feira, 20 outubro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Século 19 é tema de Encontro de Historiadores em Rio das Flores

20/09/2017 14:43:01

A cidade de Rio das Flores, que no passado foi um dos maiores produtores de café do país, sediará o I Encontro dos Historiadores e Pesquisadores da História do Médio Vale do Paraíba Fluminense, nesta sexta-feira, a partir das 9h30min, na Casa de Cultura. Organizado pelo grupo de pesquisas O Vale do Paraíba e a Segunda Escravidão e com apoio da Florestur, (Associação Rioflorense de Turismo) e da Secretaria Municipal de Turismo, o encontro é gratuito e aberto ao público, tendo como intuito integrar os estudiosos do tema e potencializar o conhecimento sobre a história da região.

Um dos tópicos abordados será a ampliação da divulgação da história do Vale do Café, especialmente no século 19, quando a produção cafeeira foi responsável por sustentar a economia do Brasil. “Há muito que se conhecer sobre a história do Vale. O Brasil se tornou independente e construiu um estado nacional sobre bases materiais e sociais, em sua maior parte, derivadas do café”, comenta Ricardo Salles, integrante do grupo organizador do evento. Ele enfatiza a importância em reconhecer que esse desenvolvimento se deu às custas do trabalho escravo afro-brasileiro, uma violência sem precedentes em solo nacional, e de uma monocultura extensiva. “Entender o vale, o café e a escravidão é central para compreender a história do Brasil no século 19”, ele define.

Dentro da programação haverá uma mesa redonda com os historiadores Adriano Novais e Annibal Magalhães, que falarão sobre economia, transporte e comunicação no século 19. Fechando as atividades, será feito o lançamento do livro póstumo do escritor Paulo Lamego, intitulado “No fio da barba”, ficção sobre tropeiro que transportava café entre Rio das Flores e a Baixada Fluminense.

Século 19 é tema de Encontro de Historiadores em Rio das Flores

 Com economia voltada à agricultura e pecuária e crescente investimento no turismo, a secretária de Turismo de Rio das Flores, Solange Novaes, acena para os possíveis ganhos decorrentes do evento:  “Sua realização é muito importante, pois além de trazer profissionais estudiosos da nossa história, irá evidenciar o potencial da região para o turismo, cultura e atividades relacionadas ao seu valor histórico”. O presidente da Florestur, Marcos Macedo, completa: “Nossa atuação no turismo é muito pautada pelo turismo histórico cultural, sendo assim, eventos que valorizam a história são fundamentais para seu fortalecimento”.    

Além do reconhecimento da região por seu potencial histórico e turístico, Macedo pontua o sentimento de pertencimento por parte da população como um dos grandes benefícios do encontro. “A participação da população no evento, assim como de historiadores do município, aumenta a sensibilização em relação às questões turísticas e ao patrimônio local. Isso é fundamental para que as pessoas abracem a cidade e se reconheçam como parte da história e de toda a agenda turística que o município tem”. (Fotos: Divulgação)

Serviço

I Encontro de historiadores e pesquisadores da História do Médio Vale do Paraíba Fluminense

Data: Sexta-feira(22/09)

Hora: 09h30min às 17h

Local: Casa de Cultura de Rio das Flores

End: Rua Dr. Leoni Ramos, n 11, Centro, Rio das Flores

Programação

09h30 às 10h: Chegada e Cadastramento

10h às 12h30: Encontro dos pesquisadores

12h30 às 14h30 : Almoço

15h às 17h: Mesa Redonda: O Vale do Paraíba e o Império do Brasil: Caminhos da História - com Adriano Novaes e Annibal Magalhães Mediação: Ricardo Salles

17h: Lançamento do livro “No Fio Da Barba”, de Paulo Lamego

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:05 Cidades