segunda-feira, 21 setembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Secretaria de Trabalho e Renda inaugura Casa do Trabalhador em Itatiaia

Será a 1ª unidade na região Sul Fluminense

14/08/2020 15:50:28

Com o objetivo de levar as políticas de trabalho, emprego e geração de renda para todas as regiões do estado, a Secretaria estadual de Trabalho e Renda inaugurou, nesta sexta-feira, em Itatiaia, a primeira unidade da Casa do Trabalhador da região Sul Fluminense. É a primeira unidade entregue no estado.

Criada, em 2013, através da Lei no 6.611/2013, a Casa do Trabalhador busca estimular a formação e a qualificação dos cidadãos, por meio de parcerias com instituições formadoras de ensino. Entre os benefícios oferecidos aos trabalhadores, um dos principais é o desenvolvimento de ações de apoio à inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho.

“Esta nova unidade da Casa do Trabalhador é mais um esforço do governo do estado para ajudar as pessoas a encontrarem emprego. Esta iniciativa aproxima quem precisa de uma oportunidade do empregador e, neste momento de pandemia, o único jeito de melhorar a vida do cidadão é através da renda”, disse o secretário de Trabalho e Renda, Juarez Fialho.

O trabalho é desenvolvido através do alinhamento entre a qualificação profissional, demandas locais e a posterior oferta de serviços como orientações sobre primeiro emprego, jovem aprendiz, estágio, elaboração de currículo, orientações sobre empreendedorismo, economia solidária, atendimento ao jovem trabalhador, atendimento à mulher trabalhadora, e outros. Também são possíveis parcerias e acordos com diferentes instituições, visando a oferta de cursos, palestras e oficinas dos mais diversos assuntos de interesse do trabalhador.

Segundo o IBGE, em 2019, Itatiaia tinha uma população estimada de 31.805 pessoas, potenciais beneficiários com a implantação de uma unidade da Casa do Trabalhador no município. De acordo com o Observatório de Trabalho, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, em uma análise baseada em informações do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) sobre o primeiro semestre de 2020, verificou-se que o saldo do emprego formal nesse período em Itatiaia foi negativo em 459 postos de trabalho, sendo, em sua maioria, pessoas com ensino médio incompleto. Tal estudo aponta a necessidade de formação e qualificação da população local.

A Casa do Trabalhador conta também com um posto Sine (Sistema Nacional de Emprego) para a oferta de todos os serviços, como a intermediação de mão de obra, requisição do seguro-desemprego e orientações sobre Carteira de Trabalho Digital. A implantação do Sine está prevista pelas equipes técnicas da Secretaria estadual de Trabalho.

A Casa do Trabalhador em Itatiaia foi instalada na Rua José Francisco Zikan e funcionará de segunda a sexta, das 13 às 17h.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

19:39 Saúde