quarta-feira, 21 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Samuca recebe conselheiros do Fundeb

22/05/2018 19:11:24

O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira, membros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (Cacs/Fundeb), que tem como missão fiscalizar a aplicação da verba para a educação. Também participaram os secretários de Educação, Rita de Cássia Oliveira, de Fazenda, Norma Chaffin, de Administração, Carlos Baía, e do Gabinete de Estratégia Governamental, Fabiano Souza.

“A ideia é dialogar, estamos aqui para somar. Queremos estreitar relações, ajudar a prefeitura a trabalhar”, comentou Fábio Teodoro, presidente e representante dos professores no conselho, destacando que a entidade não tinha esse espaço anteriormente.

 Além de estreitar a relação entre administração municipal e o conselho, diversas pautas ligadas à educação foram conversadas durante o encontro. Dentre os assuntos esteve o PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) da educação. Segundo Samuca foram esclarecidas dúvidas dos conselheiros e criado um grupo de trabalho para tratar da questão.

 Outro ponto abordado foi a capacitação dos professores. Em comum acordo entre as partes, foi definido que será elaborado um plano de educação continuada para melhorar a capacitação e motivar os profissionais.

 “Vamos pensar juntos, daqui pra frente, em um plano de educação para criar melhorias na capacitação dos professores. Esse plano servirá para sabermos o que podemos valorizar ainda mais na educação”, afirmou Rita de Cássia.

O conselho também perguntou sobre a possibilidade de uma sede definitiva para o CACS/Fundeb. O prefeito explicou que está previsto para o mês que vem a reforma do Colégio Estadual Acre, no bairro Siderópolis, que foi municipalizado e abrigará, além da Escola de Gestão, a Casa dos Conselhos. Segundo ele, cada conselho terá sua sala e o espaço contará com contador, setor jurídico, sala de reunião, além de uma van que fará o transporte dos conselheiros para suas atividades externas.

“Se conseguirmos fechar o acordo para utilização do Escritório Central, na Vila, podemos avaliar outras possibilidades. O espaço mais imediato no momento é esse no Siderópolis. O conselho tem um papel fundamental. Este encontro, que nunca ocorreu com um prefeito, prova que queremos o melhor para a cidade, e correta aplicação do dinheiro publico”, comentou Samuca, que está prevendo uma visita na próxima semana ao colégio para verificar como estão os preparativos do local.

 Durante a reunião, foram debatidos também temas como a mudança no sistema de compras da prefeitura; o suporte da EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda) às unidades escolares; obras nas escolas e dupla regência dos profissionais da educação, entre outros.

Visita à sede do Garoto Cidadão

Samuca recebe conselheiros do Fundeb

Também nesta terça, o prefeito de Volta Redonda visitou a sede do programa “Garoto Cidadão”, na Vila Santa Cecília. Atualmente, o projeto atende 190 crianças e jovens das regiões dos bairros Vila Brasília, Santo Agostinho, Volta Grande, São Luiz, Rústico e 249. São jovens de 9 a 18 anos.

 O objetivo do projeto, que também tem o apoio do Ministério da Cultura, é proporcionar o desenvolvimento social, educacional e emocional das crianças e adolescentes por meio de atividades artísticas e culturais.

“Como sinto orgulho de ter um projeto de excelência como ‘Garoto Cidadão’, em Volta Redonda. É fundamental para as políticas públicas do município e coloco à disposição a prefeitura”, disse Samuca, que participou de uma rodada de conversa com os jovens do projeto, mantido pela Fundação CSN.

 Em breve, com apoio da prefeitura fornecendo transporte e alimentação, o projeto vai  ser ampliado para os bairros Siderdândia, Padre Josimo e Belmonte, aumentando assim o número de atendidos para 300 crianças. Todos são indicações são feitas Cras (Centro de Referência de Assistência Social).  (Fotos: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:58 Saúde