quarta-feira, 19 junho 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Samuca reafirma busca por melhorias na saúde

14/04/2019 09:37:01

Cerca de 800 pessoas, representantes dos usuários, profissionais do setor, gestores e prestadores de serviço participaram, no sábado, da Conferência Municipal de Saúde de Volta Redonda. O encontro foi realizado no teatro anexo ao Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal e foi aberto pelo prefeito Samuca Silva. O vereador Pastor Washington representou a Câmara.

Samuca destacou na abertura que nomeou 2019 como o ano da saúde para Volta Redonda e disse que as melhorias para o setor são um compromisso do governo. Lembrou, porém, o chefe do Executivo, que em 2018 foram realizadas várias iniciativas neste sentido.

- Fomos o terceiro município do Sudeste que mais investiu em saúde em 2018. Foram R$ 230 milhões aplicados e precisamos trabalhar para que os resultados apareçam para população em forma de atendimento ágil e eficaz.

Samuca disse também que o governo reconhece os problemas, mas mantém uma busca constante da melhoria de qualidade.

- Já implantamos o Hospital do Idoso, segundo do Brasil e o primeiro do estado do Rio de Janeiro; abrimos a Clínica de Diálise;  inauguramos as novas unidade de saúde do Padre Josimo e Água Limpa e vamos abrir a do São Sebastião; o bairro Água Limpa também ganhou a Clínica Descentralizada de Fisioterapia e ainda realizamos concurso público para contratação de novos profissionais. Foram muitas conquistas, mas queremos ainda mais – acrescentou.

O secretário Alfredo Peixoto, também lembrou do esforço para atender as necessidades da população. Ele citou os números de 2018, como a realização de 52 mil exames de imagem, 350 consultas na atenção básica e 144 mil com especialistas.

- Trabalhamos com dedicação, critério técnico, atenção às pessoas e acolhimento para oferecer um bom serviço à população – afirmou o secretário.

Já a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luzia Quintino, defendeu a discussão sobre o papel do SUS (Sistema Único de Saúde). “É o melhor e maior plano de saúde do mundo”, frisou.

O público assistiu a uma palestra do médico sanitarista Rodrigo Alves Torres Oliveira, diretor do Hospital Getúlio Vargas Filho, em Niterói.

A Conferência Municipal de Saúde de Volta Redonda termina no domingo, discutindo os três eixos temáticos propostos pelo Ministério da Saúde: Direito à Saúde, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS, além do tema centra, Democracia e Saúde, com a apresentação de propostas a serem incluídas no Plano Municipal de  Saúde, elaborado em 2018 e válido até 2021.

Antes do encerramento ainda haverá a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, que assumem o mandato em janeiro de 2020, e da delegação municipal para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, que será 

realizada entre 24 e 26 de maio, no Rio. (Foto: Divulgação)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

05:33 Polícia