sexta-feira, 15 dezembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

Samuca: não haverá aumento do IPTU em 2018

11/10/2017 09:59:04

Não haverá aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Volta Redonda em 2018. A garantia é do prefeito Samuca Silva. Na tarde da terça-feira, ele se reuniu com técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda. Segundo ele, será aplicada apenas a correção monetária prevista no Código Tributário Municipal, de acordo com o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), divulgado pelo Banco Central. Porém, o chefe do Executivo afirmou que continuarão os descontos para quem paga em cota única e antecipadamente. 

Os rumores sobre um aumento na planta de valores do IPTU surgiram depois da aprovação da Cosip (Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública), pois haveria recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) também para a correção do imposto predial

-  Quero encerrar qualquer boato sobre o aumento do IPTU. Diferente dos demais impostos, a prefeitura de Volta Redonda tem total gerenciamento e podemos beneficiar a população, em especial as de baixa renda. Mesmo com a correção monetária, conforme determina o Código Tributário, manteremos o desconto para quem pagar antecipadamente ou em cota única. Os percentuais ainda serão estudados pela equipe da secretaria – afirmou o prefeito.

A estimativa inicial da secretaria é que, em 2018, sejam emitidos mais de 106 mil carnês do imposto para residências e comércio e outros 286 para o setor industrial. As datas de vencimento já foram definidas para quem optar em pagar em cota única ou antecipadamente, segundo a secretária de Fazenda, Norma Chaffin.

Para as indústrias, o imposto poderá ser quitado antecipadamente em 15 de janeiro de 2018 ou em 2 de fevereiro de 2018 em cota única. Já os residenciais e comerciais terão prazo até 19 de março (antecipadamente) ou 29 de março de 2018 (cota única). “Só terão desconto os contribuintes que quitarem o seu imposto em pagamento à vista”, ressaltou Norma.

 

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

11:45 Nacional