sexta-feira, 22 novembro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

Samuca cria comissão para estudar viabilidade de anexação da Califórnia

01/10/2019 10:15:59

Em 2015, moradores fizeram manifestação favorável à anexção, mas projeto foi vetado pelo então governador Pezão

O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva vai publicar esta semana o Decreto Municipal 15.793. O objetivo do documento é criar a Comissão de Estudos de Viabilidade de Anexação da Região da Califórnia da Barra, pertencente a Barra do Piraí, a Volta Redonda. A comissão terá 30 dias – a partir da primeira reunião – para publicar seu plano de trabalho.

Segundo o prefeito Samuca Silva, esse tema é uma antiga demanda dos moradores daquela região e que, em maioria, utilizam serviços públicos de Volta Redonda.

- É um tema antigo, sempre comentado e um desejo da população do distrito da Califórnia. Essa comissão visa avaliar a viabilidade da anexação. E, caso tenha essa viabilidade, a comissão dará os caminhos para que esse pleito possa ser atendido – destacou Samuca.

No decreto, Samuca específica a região da Califórnia da Barra, que contempla os bairros Boa Vista da Barra, Santa Terezinha, Cerâmica União, Recanto Feliz, Morada do Vale, Califórnia, Fátima, Estrela de Fátima, São Luís da Barra, São Francisco e Guadalupe. A extensão territorial é de 28.474 quilômetros quadrados.

 - Sabemos que no passado usaram a população da Califórnia para politicagem. Por isto o decreto, para avaliar  técnica e previamente. Sabemos que todo processo tem de nascer no bairro, com vontade popular - acrescentou o prefeito.

Ele lembrou que muitos moradores da região da Califórnia utilizam as redes públicas de saúde e educação de Volta Redonda.

- Aquela região encontra-se efetivamente mais próxima de Volta Redonda do que da sua cidade-sede. É importante realizarmos os estudos necessários. Lembro que há integração de transporte público e no Saae, que leva água para o local, entre outros – acrescentou.

Vão fazer parte da comissão representantes do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Secretaria de Fazenda; Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana; Saae, Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão. A Câmara de Vereadores também terá assento. A Comissão será presidida por Marcio Lins, diretor-presidente do IPPU.

VETO EM 2014 – Em dezembro de 2014, o então deputado estadual Edson Albertassi (MDB) apresentou um projeto de lei de anexação do território da Califórnia a Volta Redonda, que foi aprovado na Alerj (Assembeia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). O texto, porém, foi vetado pelo então governador Luiz Fernando Pezão, que alegou a inconstitucionalidade do projeto. Houve intensa mobilização da classe política de Barra do Piraí para que o projeto fosse vetado.

No dia 15 de janeiro de 2015, os moradores fizeram um ato defendendo a anexação. Quatro anos antes, em setembro de 2011, eles lotaram a Câmara de Vereadores em Volta Redonda para uma audiência pública que tratou do assunto. (Foto: Arquivo – 15/01/2015)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:03 Nacional