terça-feira, 24 novembro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Política

Samuca crê que presidente da Câmara assumirá prefeitura

18/11/2020 15:36:37

O próximo presidente da Câmara Municipal deverá assumir a prefeitura de Volta Redonda a partir de janeiro, até que seja realizada uma nova eleição para o Palácio 17 de Julho – o que pode ocorrer somente em setembro do ano que vem no ano que vem. A previsão foi feita nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Samuca Silva (PSC) em entrevista ao programa Bom dia Cidade, da Rádio Cidade do Aço FM, na qual, reconhecendo a derrota – terminou em terceiro na eleição realizada no domingo (15) – ele descartou, em princípio, que volte se candidatar mesmo se a Justiça Eleitoral determinar um novo pleito, caso Antônio Francisco Neto, eleito no primeiro turno, perca em última instância o recurso contra o indeferimento de sua candidatura.

Samuca disse que, até o dia 31 de dezembro, quando se encerra seu mandato, seguirá totalmente dedicado ao governo municipal. Depois, pretende tirar férias e aproveitou para dizer que não vai virar “motorista de Uber” – numa referência aos memes que circularam em redes sociais após o resultado da eleição. É que, na campanha, ele se fez passar por motorista do aplicativo, segundo explicou para ouvir os eleitores. A iniciativa acabou lhe custando uma multa da Justiça Eleitoral e a proibição de continuar a prática durante a campanha.

ERRO – Sobre o resultado das urnas, Samuca garante ter recebido com tranquilidade, pois faz parte do processo eleitoral. “Independentemente do processo judicial, nós perdemos a eleição”, frisou.

O prefeito, no entanto, surpreendeu ao afirmar, na mesma entrevista, que, analisando politicamente o resultado sua candidatura foi um erro, mas destacou também o alto índice de votos nulos e brancos da eleição para apontar que dois terços dos eleitores não votaram no candidato vitorioso: “Acho que poderia não ter sido candidato, mas fui lá, me candidatei. Um terço da população escolheu o que foi mais votado. Se você dividir a população, um terço não votou [em ninguém] e um terço votou nos outros candidatos”.

Para Samuca, a sociedade – por não querer “esperar as transformações” – entendeu que seu projeto de continuidade da gestão não era o melhor: “Faz parte do jogo democrático. Lamento muito as circunstâncias, pois a cidade de Volta Redonda merecia algo melhor neste processo num momento de pandemia”.

O prefeito revelou que, pessoalmente, era contra a realização da eleição este ano, justamente por causa da crise sanitária. “Agora que a eleição já passou posso dizer: era contra por causa da pandemia. Não é choro de perdedor”.

SEM TRANSIÇÃO – Segundo ele, o debate na campanha foi fraco, principalmente devido ao número de candidatos (12 concorreram). Lembrou também que chegou a anunciar que não seria candidato, inclusive por ser contra a reeleição, mas que foi levado à disputa “pensando na cidade”, sem ter se preparado devidamente para a campanha “sob vários aspectos”.

Depois de pregar união, já que a eleição passou, o prefeito disse desejar sorte a quem assumir a partir de 1º de janeiro, independentemente de quem for. Todavia, insistiu que, na sua avaliação, se for respeitada a Lei da Ficha Limpa, o presidente da Câmara – a ser escolhido também no primeiro dia do próximo ano –, é quem administrará a cidade até que aconteça um novo pleito. Por isso, foi taxativo: “Não haverá transição na cidade de Volta Redonda”.

Entretanto, Samuca falou que, se Neto conseguir uma decisão favorável também desejará que ele seja bem sucedido. “Por acreditar na democracia, temos que desejar sorte ao próximo prefeito”, declarou, mas novamente apontando que não acredita nesta hipótese: “Se for o presidente da Câmara [a assumir provisoriamente o cargo], mesmo em janeiro, de férias, me coloco à disposição. Se for o ex-prefeito, volto a dizer: a eleição passou, nós temos que pensar na cidade. Não existe prefeito de um terço é prefeito de todos. Não existe o presidente da Câmara, existe o prefeito de todos. Temos é quer pensar na cidade”. (Imagem: Reprodução)

 

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:59 Nacional