sábado, 20 julho 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Economia

Samuca autoriza empresas a assumirem linhas da Sul Fluminense

Intervenção inclui dez itinerários com maior número de reclamações

10/05/2019 18:55:30

A prefeitura de Volta Redonda anunciou no início da noite desta sexta-feira a destinação, para o sistema de transporte coletivo da cidade, de dez linhas de ônibus que estão a cargo da Viação Sul Fluminense. As linhas serão assumidas por outras três empresas que operam na cidade: Elite, Pinheiral e Cidade do Aço.

 As dez linhas que serão destinadas às outras empresas pelo período que for necessário para uma nova licitação.  De acordo com a prefeitura, a intervenção é nos itinerários com mais reclamações na Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (SMTU). Entretanto, a empresa permanecerá operando as demais 21 linhas temporariamente.

No decreto assinado pelo prefeito nesta sexta-feira, fica determinada a caducidade da concessão da empresa Sul Fluminense, pelo fato da empresa “não estar conseguindo cumprir o contrato”.

O decreto do prefeito ainda prevê a licitação das linhas de ônibus operadas pela mesma empresa. Segundo o governo, os funcionários não serão afetados, pois deverão ser contratados pelas empresas que assumirem as linhas da Sul Fluminense.

- Estamos conversando com as empresas que vão assumir essas linhas. Nossa expectativa é que já a partir de terça, essas linhas já estejam operando através das outras viações. Isso também vai melhorar o serviço em outras áreas, já que a Sul Fluminense terá mais de 30 veículos para colocar em linhas que estavam deficitárias e assim também melhorar seu serviço prestado – disse Maurício Batista, secretário de Transporte e Mobilidade Urbana.

 O prefeito Samuca Silva destacou que a cidade vive há anos com o problema de falta de qualidade no transporte coletivo.  

- Esta medida visa o profundo respeito ao povo de Volta Redonda. Demos todas as possibilidades de ajustes e a empresa não conseguiu responder ao nível desejado. Já informamos ao juiz do processo original e tenho certeza que esta medida ajudará a própria empresa a se recompor. E também vamos deixar menor a dependência do sistema a uma só empresa. Já determinei de imediato a abertura de nova licitação para que, em breve, tenhamos um sistema moderno e confortável para a nossa população – destacou.

As dez linhas com mais reclamação que foram autorizadas a intervenção através das outras empresas são: 455 – Fazendinha; 510 – Padre Josimo;  Circular 320 – Dom Bosco x Conforto; 520 – Belmonte;  325 – Santa Cruz x Conforto; 550 – Siderlândia; 120 – Eucaliptal; 500 – Açude x Conforto; 315 – Candelária x Conforto; 540 – Açude x Santo Agostinho.

O próprio prefeito, na quinta-feira, ao revelar que faria a intervenção, disse acreditar que a Sul Fluminense recorra a Justiça, mas também disse que irá a todas as instâncias para fazer a licitação .

Também na quinta-feira, o Sindicato dos Rodoviários informou que quer discutir o assunto com a prefeitura, enquanto os funcionários da Sul Fluminense convocaram uma manifestação para segunda-feira, em frente ao Palácio 17 de Julho, no fim da tarde.

Além das linhas urbanss de Volta Redonda, a Sul Fluminense também é responsável pelo transporte intermunicipal entre a cidade e Barra Mansa, que é regido pelo Detro, órgão do governo estadual.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

20:05 Cidades