terça-feira, 21 agosto 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Reunião discute propostas para desenvolvimento de Volta Redonda

09/08/2018 19:35:21

A discussão de propostas para o desenvolvimento de Volta Redonda foi tema de uma reunião nesta quinta-feira, no Palácio 17 de Julho, entre o prefeito Samuca Silva e o subsecretário de Estado de Transporte, Delmo Manoel Pinho. Também participaram o assessor especial da secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Wanderson Farias, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães.

A reunião foi pautada em quatro eixos principais. A implantação de um trem turístico, que ligaria Volta Redonda a Vassouras; tornar o município entreposto de grãos, recebendo a produção do Centro-Oeste a caminho do Porto de Itaguaí; a implantação do Aeroporto do Aço, por meio de parceria com a iniciativa privada; e a criação de uma nova linha de ônibus, ligando Volta Redonda ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio. 

O prefeito considera que a ligação direta entre a cidade e o princupal aeroporto do Rio já está disponível para a cidade. “Basta seguir com o processo de operacionalização”, explicou, lembrando que “a nova linha vai agilizar o deslocamento de grande parte da população que hoje precisa fazer baldeação no transporte público ou utilizar carros de passeio como melhor opção para pegar avião”.

Delmo, segundo o prefeito, vê viabilidade dos temas serem realizados sugeriu propostas para facilitar a concretização. Segundo Samuca, o subsecretário se ofereceu para conversar sobre a proposta do trem de turismo com a MRS Logística, que já atua na região. E ainda sugeriu a realização de uma viagem piloto para avaliação e divulgação, acreditando que outras operadoras de transporte ferroviário podem se interessar pelo projeto.

A ideia do passeio piloto foi imediatamente aprovada pelo secretário de Desenvolvimento.    “Acho que a iniciativa vai chamar atenção de empresários do ramo turístico. Além disso, o projeto passaria a ter apoio da população”, acredita Joselito.

Wanderson Farias, da secretaria da Casa Civil, lembrou que é o momento de formar uma força-tarefa para o Rio de Janeiro se destacar no comércio internacional do Brasil. Uma das propostas é escoar a produção de grãos de Centro-Oeste, por ferrovia, até Itaguaí. “Esse movimento permitiria transformar Volta Redonda em entreposto de grãos”.

Aeroporto regional

A implantação do aeroporto de Volta Redonda encerrou a pauta da reunião. O subsecretário de Estado de Transporte concorda com Samuca que a melhor forma de acelerar o processo para instalação é o próprio município procurar empresas interessadas em firmar uma Parceria Público-Privada (PPP).  

“O governo federal não tem recursos suficientes para a implantação do aeroporto em Volta Redonda. O município já conta com o espaço disponível, que foi comprado pelo estado. Agora, é buscar parcerias para desenvolver o projeto”, disse Delmo Pinho.

 Para encontrar empresas interessadas na implantação do aeroportoa prefeitura pretende vai lançar um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), medida que agiliza a estruturação de PPPs e garante transparência e competitividade do processo de seleção. Para esse processo, Samuca Silva, vai contar com o apoio do governo do estado. (Foto: Divulgação)

 

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:26 Nacional