quinta-feira, 24 maio 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Resende reduz fila de espera por creches

01/02/2018 16:50:06

A fila de espera nas creches da rede de ensino de Resende caiu de 1,4 mil  inscritos no final de 2016 para 484 em janeiro de 2018. A estatística foi apresentada pela Secretaria Municipal de Educação, explicando que, para reduzir significativamente a lista em apenas um ano, adotou medidas simples, mas eficazes. Entre elas, estão a otimização das vagas, a criação de turmas em meio período e a atualização do banco de dados, que revelou a existência de inscrições em duplicidade. Além disso, foram construídas novas unidades, como as da Morada da Barra e do São Caetano, que entram em funcionamento este ano.

A coordenadora das creches municipais, Rosiane de Carvalho Miranda, explica que a falha no banco de dados foi um dos maiores problemas identificados pela atual administração – um erro que, além de inchar o cadastro, ainda poderia provocar um problema na distribuição das vagas, já que uma criança poderia ser chamada simultaneamente para duas unidades, tirando a chance de outra.

- Para garantir a vaga, muitos pais faziam a inscrição de seus filhos em várias creches ao mesmo tempo e, como não existia um cadastro único, o nome constava na fila de espera duas ou três vezes. Assim que assumimos, fizemos uma varredura nesses cadastros, filtrando os nomes que apareciam em duplicidade, além de criarmos, com o consentimento dos pais, turmas de meio período, aproveitando que algumas pré-escolas, que atendem crianças de 4 a 5 anos, tinham salas de aula vazias.

As medidas, que foram implantadas logo nos primeiros meses de 2017, apresentaram resultados imediatos. Já em 2017, a fila de espera passou de 1,4 mil para 811. Já este ano, o número de inscritos subiu para 947, sendo que, deste total, 463 já foram selecionados e ingressarão nas creches na próxima segunda-feira, quando começa o ano letivo.

Segundo a secretaria, o número de crianças à espera de uma vaga pode diminuir ainda mais: é que, após o início das aulas, será verificado se existem salas ociosas na rede, a fim de criar novas turmas em meio período.

Mudança nas inscrições

Para evitar a inscrição em diversas unidades, a secretaria dividiu este ano a cidade em sete regiões. Desta forma, quando o pai ou responsável fizer a inscrição do filho, ele já estará concorrendo às vagas disponíveis em todas as unidades existentes naquele território. Além disso, a partir de agora, o responsável não precisa renovar a inscrição todo ano.

Resende conta atualmente com 19 unidades especializadas – creches ou Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) – que atendem às crianças com idade entre 4 meses e 3 anos. Duas delas, os CEMEIs Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio, na Morada da Barra, e José Roberto Sampaio, em São Caetano, entrarão em funcionamento este ano. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

21:25 Polícia