sábado, 25 maio 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Resende: exposição lembra 114 anos da ponte velha

Mostra fica em cartaz até o final do mês

02/05/2019 11:47:24

Um dos mais marcantes cartões postais de Resende, a Ponte Nilo Peçanha, conhecida na cidade como Ponte Velha, é tema da nova exposição do Arquivo Histórico Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h e 18h, até o dia 31 deste mês.

Segundo os organizadores, a exposição, que visa resgatar a importância histórica da Ponte Nilo Peçanha para o desenvolvimento de Resende, além de destacar toda a sua beleza arquitetônica, conta com fotografias, textos explicativos, banners e maquetes. Cada elemento da mostra registra um momento da história da ponte, levando o público a uma viagem no tempo através das obras. Além disso, a exposição também conta com materiais produzidos por alunos de escolas municipais.

- A exposição é voltada para pessoas de todas as idades, em especial para os jovens que terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da nossa cidade, de uma forma lúdica. Conhecer o lugar onde vivemos é um exercício fundamental para a formação da cidadania – explica o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan.

Além das visitas individuais, a exposição, que tem entrada franca, também pode ser visitada por grupos de estudantes ou profissionais que tenham interesse no assunto. Para isso, basta entrar em contato com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e agendar o dia e a hora.  

Marco do Desenvolvimento

Construída em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio para o Brasil, a Ponte Velha foi inaugurada no dia 16 de abril de 1905. Sua construção, considerada um marco no desenvolvimento da cidade, pôs fim a um verdadeiro drama enfrentado pelos moradores que precisavam atravessar o Rio Paraíba utilizando as antigas pontes de madeira, que periodicamente eram carregadas pelas enchentes.

O nome oficial da ponte, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao Presidente do Brasil na época, que veio a Resende especialmente para a inauguração da travessia.

Posteriormente, a ponte foi tombada como patrimônio histórico municipal e estadual pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e pela prefeitura de Resende. A travessia se tornou um ícone histórico da cidade e completa mais um ano de existência em 2019.

Serviço

Exposição ‘Ponte Velha – 114 anos’

Visitação até 31 de maio

Local: Arquivo Histórico de Resende

Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

Rua Luiz da Rocha Miranda – 117 – Centro Histórico

Visitação: De segunda a sexta, das 12 às 18h

Agendamentos: (24) 3354-6927

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

09:14 Polícia