sábado, 17 novembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Resende: 50 obras vão compor o 46° Salão da Primavera

30/10/2018 18:26:08

O Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende divulgou na tarde desta terça-feira a relação dos artistas plásticos e das obras que integrarão o 46º Salão da Primavera – um dos eventos mais importantes das artes plásticas no estado do Rio, promovido anualmente pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através do MAM. De acordo com a diretora do museu, Tatiana Avelino, 106 trabalhos de 51 artistas de diversas partes do Brasil foram inscritos este ano. Deste total, 50 obras de 26 artistas foram selecionadas e vão compor a 46ª edição, que será aberta na próxima segunda-feira, Dia Nacional da Cultura (5 de novembro).

A seleção dos trabalhos inscritos, realizada no último sábado,  ficou a cargo de uma comissão julgadora formada especialmente para este fim e composta por três profissionais de reconhecido saber no campo das artes plásticas: a designer gráfico Gisele Ferreira; o publicitário e também designer gráfico Sérgio Cerante Ornellas; e a professora e crítica de arte Sônia Maria Gonçalves Siqueira, que levaram em consideração critérios como qualidade técnica da obra; relevância estética e conceitual; originalidade; criatividade; e pesquisa.

Além das obras que participarão do salão, que ficará aberto ao público até 7 de dezembro, a comissão também definiu os artistas plásticos vencedores dos três prêmios de aquisição concedidos pelo evento. São ele: Carlos Alberto da Silva – Cazoba (Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda); pelo conjunto da obra “Obra da obra 1”, “Obra da obra 2” e “Obra da Obra 3”; Carlos Humberto Versiani Formaggini - Kaká Versiani (Prêmio Altamiro Pimenta), concedido ao artista pela obra “Germinação”; e Davi Augusto Pereira - Davi.Nci (Prêmio engenheiro Eitel Cesar Fernandes), concedido ao artista pela obra “Morgana”. Os prêmios de aquisição têm valor de cinco salários mínimos e as obras passam, automaticamente, a integrar o acervo do MAM.

Também receberam menções honrosas por suas obras inscritas, os artistas plásticos Juliana Bernabó, pelo conjunto da obra “Série Ponto de Equilíbrio I, II e III”, em técnica mista; Maria Aparecida Machado Santos (Cida Mathídios), pela obra “Os Encantados”, também em técnica mista; Tatiana Isabel Gallo Cipóli, pelo conjunto da obra “Resquícios” #1 (ou Campestre), “Recordação” #10 (ou saída) e “Recordação” # 01 (ou nadador, em colagem sobre papel); Thiago Henrique Ferreira, pela obra “Gralha Azul”, gravura; e Bernardo Rodrigues, pela obra “Igreja, Caminhos e Momentos”, fotografia.

A presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, ressalta que o nível dos trabalhos inscritos este ano foi muito elevado, o que se refletirá na qualidade do salão: “Recebemos excelentes obras e, consequentemente, o trabalho de avaliação foi muito difícil e criterioso em meio a tanta qualidade. E esse rigor na avaliação é fundamental porque os trabalhos premiados serão incorporados ao acervo do MAM, tornando-se, desta forma, um patrimônio da cidade”, disse.

Confira os selecionados para o 46° Salão da Primavera:

 André Aaltonem (Penedo/Itatiaia/RJ)

Antonio Geraldo (Volta Redonda/RJ)

Bernardo Rodrigues (Resende/RJ)

Cazoba (Quatis/RJ - Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda)

Christina Tigre (Visconde de Mauá/Resende/RJ)

Cida Mathídios (Lorena/SP)

Da Luz (Lorena/SP)

Darshana Buhler (Maromba/Itatiaia/RJ)

Davi.nci (Resende - Prêmio engenheiro Eitel Cesar Fernandes)

Deni Dias (Lorena/SP)

Érico Vinícius (Barra Mansa/RJ)

Fernando Castelo Branco (Quatis/RJ)

Gabriel de Lemos (Bocaina de Minas/MG)

Gelson Mallorca (Resende/RJ)

Gilberto Vançan (Lorena/SP)

Juliana Bernabó (Penedo/Itatiaia/RJ)

Kacá Versiani (Penedo/Itatiaia/RJ - Prêmio Altamiro Pimenta)

Maria Passos (Itamonte/MG)

Milton da Cás (Resende/RJ)

Miro Martinelli (Resende/RJ)

Rita Abrão (Rio de Janeiro/RJ)

Scorcelli (Rio de Janeiro/RJ)

Tatiana Cipoli (São Paulo/SP)

Thiago Fernandes (Volta Redonda/RJ)

Thiago Ferreira (Itatiaia/RJ)

Orlando Feres (Barra Mansa/RJ)

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

23:46 Polícia