terça-feira, 18 fevereiro 2020
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cidades

Represa do Funil aumenta vazão no Paraíba

Defesa Civil de Barra Mansa monitora nível do rio

12/02/2020 14:14:13

A represa do Funil aumentou de 396 para 436 metros cúbicos por segundo a vazão da represa do Funil, em Itatiaia, no final da manhã desta quarta-feira, o que causará reflexos no nível do Rio Paraíba do Sul na tarde e noite desta quarta-feira nas cidades localizadas abaixo do reservatório, como Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí.

A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, explicando que, com o aumento da vazão, os efeitos devem ser sentidos na cidade a partir do final da tarde, por volta das 17 horas. A situação vem sendo monitorada pelo órgão. Ele ressaltou no entanto, que o nível de transbordo do Paraíba na cidade ocorre a partir de 3,50 metros e que, no momento em que falou com a reportagem, o nível estava em 2,88 metros.

- Ainda temos uma margem de segurança. Na semana passada houve um aumento de vazão (no Funil], mas não chegou a causar inundação em Barra Mansa – destacou o coordenador.

Ele salientou, no entanto que, além do aumento da vazão, o nível do Paraíba preocupa pelo fato de estar chovendo bastante antes do trecho de Barra Mansa, elevando os níveis de afluentes do rio.

Por isso, pediu aos moradores de áreas mais baixas na cidade, como da Vila Maria, Vista Alegre e Eduardo Junqueira, no Centro, que também observem o nível do Paraíba e que, diante de elevação que possa causar alagamentos, entre em contato com a Defesa Civil, através do telefone 199.

Em Volta Redonda, o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, informou que órgão também está monitorando o Paraíba, que permanecia dentro da calha na cidade no momento desta publicação.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

10:56 Nacional