domingo, 21 outubro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Saúde

Região inicia imunização contra gripe

24/04/2018 18:16:40

As cidades da região iniciaram nesta terça-feira a vacinação contra a influenza. Em Volta Redonda, segundo a Secretaria de Saúde, cerca de quatro mil pessoas foram vacinadas no primeiro dia da campanha, que vai até 10 de junho, com Dia D programado para o próximo dia 12. A cidade tem quase 50 pontos de vacinação.

- A vacinação é a medida mais efetiva para a prevenção da influenza grave e de suas complicações – alerta o secretário Alfredo Peixoto.

Em Resende, todos os postos de saúde estão oferecendo a vacina, destinada a grupos prioritários, compostos por gestantes, idosos, presos e funcionários do sistema carcerário, profissionais da saúde, puérperas (mulheres pós-parto até 45 dias) e crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A expectativa na cidade é vacinar cerca de 20% da população.

Ainda em Resende, mesmo com o feriado da segunda-feira, a prefeitura manteve um plantão de vacinação contra a febre amarela no Centro Municipal de Imunização, na área urbana, e também em seis unidades localizadas na zona rural. No total, 514 pessoas foram vacinadas, número considerado satisfatório pela Secretaria Municipal de Saúde, que alerta que a vacinação continua sendo feita em todo o município.

Em Quatis, sete unidades da rede pública, cinco delas situadas na área urbana e as outras duas na zona rural, estão à disposição do público-alvo da campanha contra a gripe, de 9 horas às 16h30min. Segundo a secretária de Saúde, Ana Lúcia Galvão, a expectativa é vacinar um total de 3.286 moradores.

Se não tratada rapidamente, a gripe influenza, cujo vírus é transmitido entre as pessoas, pode evoluir para pneumonia, principalmente entre os idosos, crianças menores de 5 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

Além da vacinação, as autoridades de saúde apontam procedimentos no sentido de evitar o contágio: lavar e higienizar as mãos com frequência; não compartilhar objetos de uso comum, entre eles facas, garfos e copos; evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca; ter boa alimentação e ingerir bastante líquido; evitar contatos com pessoas que apresentem os sintomas da gripe e manter sempre os ambientes arejados. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

16:28 Esporte