terça-feira, 21 agosto 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Educação

Rede estadual ofertará cursos técnicos para alunos do Ensino Médio

Na região, Vassouras é contemplada com 90 vagas de técnico em edificações

28/01/2018 11:41:23

Inscrições começam nesta segunda-feira

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, ofertarão 700 vagas em cursos técnicos para alunos da rede estadual de ensino. As inscrições começam nesta segunda-feira e podem ser feitas pelo site da Seeduc (www.rj.gov.br/web/seeduc) até o dia 9 de fevereiro.

As vagas serão por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através do MedioTec, uma ação do Ministério da Educação (MEC) que oferta cursos técnicos para alunos matriculados no Ensino Médio em escolas públicas. As oportunidades serão ofertadas na modalidade presencial e oferecidas no contraturno, ou seja, o estudante faz o Ensino Médio em um turno e o curso técnico em outro. As vagas estão distribuídas da seguinte maneira: Rio de Janeiro (450), Vassouras (150), Duque de Caxias (50) e Macaé (50). 

Serão ofertados sete cursos: Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico em Conservação e Restauro, Técnico em Logística, Técnico em Telecomunicações, Técnico em Informática para Internet e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

– Poderão participar os estudantes da rede estadual que estejam matriculados e frequentando o Ensino Médio Regular, preferencialmente a partir da 2ª série e prioritariamente com idade mínima de 15 anos. No momento da inscrição, o aluno deverá optar pelo curso de sua preferência – informa o secretário de Educação, Wagner Victer.

Ainda segundo Victer, os cursos são voltados ao mercado de trabalho e os alunos terão acesso ao que há de mais moderno em cada segmento.

– Em Vassouras, por exemplo, o Curso Técnico em Conservação e Restauro será ofertado em uma parceria pioneira com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepc) – detalha o secretário.

 MedioTec

O MedioTec, lançado em 2017, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca fortalecer e ampliar a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos concomitantes para alunos regularmente matriculados no Ensino Médio nas redes públicas de educação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é fortalecer e ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio articulada com as redes públicas de educação e com o setor produtivo, de modo que os alunos cursem o ensino técnico no contra turno do ensino regular.

VASSOURAS

Escola Técnica Estadual de Restauro Carlos Frederico Werneck Lacerda (Centro)

Curso: Técnico em Edificações

Vagas: 90

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

08:39 Cidades