quarta-feira, 23 janeiro 2019
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Rádio do Comércio AM, de Barra Mansa, encerra atividades

27/12/2018 15:32:13

Após quase 50 anos – entrou no ar em 16 de abril de 1969 – a Rádio do Comércio AM, de Barra Mansa, teve seu transmissor desligado. A emissora, cujos estúdios estavam situados na Avenida Joaquim Leite, no Centro, é mais uma a encerrar suas atividades no processo de migração do rádio do AM para o FM. A rádio, que foi marcada por um período inicial por se dedicar mais à programação musical, na época em que as FMs não existiam, transmitia na frequência de 1.450 KHz.

No caso da Comércio – por onde passaram inúmeros profissionais do rádio conhecidos na região – sua sucessora é a Vibe FM, que entrou no ar em 2016. Ao contrário da maioria das rádios que operavam em Amplitude Modulada e fizeram a migração, a Comércio não mudou para a Frequência Modulada carregando nome e programação.

- O rádio AM corresponde hoje no país a menos de 5% a audiência de cada rádio ligado. Ou seja, de cada 100 rádios ligados, 95 estão em FM e cinco em AM. O rádio AM sucumbe devido ao aumento de ruído, interferências e inexistência de novos receptores – afirma o diretor e apresentador da Vibe, Hilton Alves, o Peninha, lembrando que, apenas este ano, outras emissoras, como as do grupo Globo no Rio, Brasília e Belo Horizonte desligaram os transmissores de AM. “O mundo também esta desligando o AM. A BBC de Londres encerrou a sua tradicional rádio em AM”, acentua.

Das 1.781 rádios AM no Brasil, 1,5 mil solicitaram a mudança para o FM. Na primeira etapa, cerca de 960 emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 megahertz (MHz) a 108 MHz.  A migração de faixa é uma antiga reivindicação dos radiodifusores e foi autorizada por um decreto presidencial em 2013. As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento devido a interferências na transmissão de sua programação.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

12:04 Polícia