segunda-feira, 19 abril 2021
Fale Conosco | (24)3343-5229

Especiais

Quais soluções digitais ajudam a economizar em tempos de pandemia?

07/04/2021 09:38:01

Em tempos de internet a saída para quem gerencia - ou pretende gerenciar um negócio - é uma só: garantir uma boa presença digital para o empreendimento. Por isso é tão relevante ter um site, uma hospedagem de sites, hospedagem de e-mail, um e-mail profissional e outros recursos digitais. 

Vivendo em tempos de internet e também de pandemia, a digitalização do negócio é mais do que uma simples opção, é, na verdade, a solução para a sua empresa se adaptar a um momento tão conturbado.

A crise provocada pela pandemia obriga os gestores a pisarem no freio. Redução de custos se torna o mantra nas empresas, tanto nas pequenas, quanto nas de médio e de grande porte.

Diante disso, encontrar recursos no meio digital que proporcionam economizar se torna o melhor método para driblar os obstáculos que a pandemia coloca no caminho.

Sendo assim nesse artigo trouxemos alguns pontos importantes para você ter conhecimento e ficar a par dessas soluções digitais.

 

Soluções no Home Office

 

Vamos falar a verdade: antes mesmo do “fique em casa” se tornar o recurso mais prático de conter a propagação do Covid-19, muitas empresas já adotavam o modelo Home Office.

O trabalho remoto há tempos vem sendo sinônimo de redução de gastos. A lógica é simples: funcionários trabalhando em seus respectivos lares geram menos gastos para a empresa.

Desse modo, é possível economizar em vários recursos, como, por exemplo, o transporte, a alimentação e a energia elétrica do local. Ou seja, o Home Office, utilizado de forma correta e de acordo com as características do negócio, auxilia na redução dos gastos.

Um exemplo disso é a possibilidade de realizar reuniões online, em que todo o pessoal do escritório pode interagir ficando em casa, na frente do monitor do notebook ou smartphone.

Essa oportunidade do colaborador render sem sair de casa só se tornou viável graças às soluções digitais que a internet, ao longo dos anos, trouxe para nós e que no período de pandemia se tornaram ferramentas indispensáveis. Vamos conhecer mais algumas delas?

 

 Quais soluções digitais ajudam a economizar em tempos de pandemia?

Zoom Meeting

A palavra “videoconferência” se tornou presente no dia a dia de gestores, professores e estudantes. Enfim, ela se tornou a principal forma de interação em um cenário onde o distanciamento social é a saída para se manter a anos-luz do vírus.

Nesse contexto, para viabilizar as reuniões online, existem várias ferramentas, porém uma das mais conhecidas é o Zoom Meeting.

Além de bastante intuitivo, o Zoom permite uma grande quantidade de participantes, bem como criar grupos separados, compartilhamento de tela e outras várias funcionalidades.

Tudo isso o torna uma solução econômica e prática para manter a interação e a produtividade dos colaboradores. Além disso, o Zoom é muito usado para atividades educacionais.

 

Quais soluções digitais ajudam a economizar em tempos de pandemia?

Trello

 Essa ferramenta é útil para o gerenciamento de equipes que trabalham em Home Office. Ou seja, ela atua para viabilizar ao gestor a distribuição de tarefas entre os colaboradores. Por meio do Trello é possível delegar tarefas e estipular prazos.

A ferramenta também permite o compartilhamento e o armazenamento de vários tipos de arquivos, que podem ser no formato de textos, slides e vídeos.

 

Slack

Consiste em uma plataforma de mensagens baseada em canais. Por meio do Slack, estudantes e profissionais das mais variadas áreas podem atuar de forma integrada e com mais eficiência, conectando todas as suas ferramentas de software e serviços.

Por meio dessa ferramenta, os integrantes da equipe podem enviar mensagens e compartilhar arquivos em canais. Portanto, o gestor pode estabelecer canais para os envolvidos nos projetos.

Os canais podem ser privados, que são destinados para diálogos que não necessitam ser visualizados por todos os integrantes. Ou podem ser compartilhados com o objetivo de facilitar e permitir a comunicação de todos os envolvidos no trabalho.

O Slack pode ser considerado um substituto do e-mail, mesmo do e-mail profissional que já conta com recursos mais avançados e pensado exclusivamente para negócios.

 

Asana

Está aí uma outra e importante solução digital que visa facilitar o Home Office e, com isso, promover mais economia em tempos de Coronavírus.

Com essa ferramenta, que é compatível para Android e iOS, o gestor pode gerenciar tarefas do trabalho e inserir integrantes da equipe em grupos, divisões de atividades e projetos.

Além disso, o painel do Asana é bastante intuitivo. Por meio desse sistema de gerenciamento de projetos é fácil criar tarefas e compartilhar arquivos.

 

Ferramentas que auxiliam a controlar gastos no dia a dia

Em tempos de pandemia não são apenas os segmentos da Educação e da gestão de negócios que são beneficiados por ferramentas online. Hoje em dia há soluções digitais que auxiliam a gerenciar as finanças do nosso dia a dia.

Por meio delas, é possível organizar as contas a serem pagas, estabelecer metas de compra e, com isso, economizar. Não custa lembrar que nesse contexto de Covid-19 e incertezas na economia, é importante saber gastar o dinheiro com parcimônia e sabedoria.

Conjugar o verbo “economizar” se tornou um método eficiente para atravessar esses tempos de dificuldades. Por esse motivo, vale ficar atento para algumas soluções digitais importantes.

Elas consistem em ferramentas que podem ser muito úteis na gestão das finanças no seu dia a dia. Vamos ver alguns exemplos delas abaixo?

 

Vai Sobrar

Uma das principais características dessa ferramenta é a sua interface bastante semelhante a uma planilha. Isso já facilita o controle dos seus gastos diários.

Por meio dessa solução digital o usuário pode adquirir uma noção mais precisa dos seus gastos de modo semanal ou mensal. Pode também obter resumos do orçamento do mês e receber notificações, lembrando dos dias de pagamento.

 

Mobills

Quando se trata de solução para gerenciar finanças e reduzir gastos, o Mobills é uma das mais conhecidas.

Esse aplicativo é disponível para dispositivos móveis e também PCs. Além disso, essa ferramenta tem alguns diferenciais bem interessantes, como, por exemplo, o gerenciamento de despesas por geolocalização e a possibilidade de organizar metas e objetivos financeiros.

Sobretudo, outro aspecto interessante também é que o Mobills permite exportar relatórios para Excel ou PDF, possibilita também armazenar informações na nuvem e obter relatórios completos dos seus gastos.

 

Contas Online

Além de ser usado no seu dia a dia, ele também pode ajudar muito quem gerencia um negócio.

Essa solução digital permite que o usuário escolha quais as funcionalidades irão funcionar no aplicativo, eliminando aquelas que não serão úteis.

O app também permite criar categorias para os gastos diários e monitorar o cartão de crédito. Vale lembrar que ele possui um plano grátis e um premium. O plano pago, obviamente, apresenta mais recursos e vantagens.

 

 

A importância da Inteligência Artificial para ajudar com as finanças

 

Já não é de hoje que a Inteligência Artificial faz parte do nosso cotidiano. Sabe quando o Spotify sugere músicas e o Youtube apresenta vídeos para você? Pois então, isso é a IA, a tal da Inteligência Artificial, aprendendo e conhecendo melhor o seu perfil de usuário na internet.

A Inteligência Artificial e demais conceitos dessa área, como o Machine Learning, são fundamentais para qualquer empresa obter êxito em suas campanhas de Marketing Digital.

Além disso, graças a essas soluções, é possível assegurar uma significativa redução de custos, pois elas permitem analisar dados comerciais, conhecer melhor os clientes, encontrar padrões nas vendas e outros recursos.

Sendo assim, várias dessas tarefas que antes demoravam para serem realizadas e ainda estavam suscetíveis a erros se tornam mais eficientes e rápidas com a automatização proporcionada pela Inteligência Artificial. Isso resulta em uma redução de gastos na empresa. 

Um exemplo de como a Inteligência Artificial aparece para ajudar a economizar nos dias de hoje é a utilização de Chatbots. Esses “atendentes virtuais” são fundamentais para digitalizar e agilizar o atendimento ao cliente, especialmente em tempos de pandemia. 

Graças a esses robôs aliados, uma loja virtual pode atender os clientes a qualquer instante, respondendo perguntas comuns feitas por eles. Desse modo, é possível otimizar o atendimento e economizar com funcionários. 

 

 Quais soluções digitais ajudam a economizar em tempos de pandemia?

A tecnologia é uma grande aliada para quem deseja economizar 

 

Redução de custos, organização das finanças e relatórios. Tudo isso sempre foi importante e continua ainda mais nos dias de hoje, em tempos de pandemia 

Ter um site, uma hospedagem de sites e um e-mail profissional ainda continua a base de uma boa presença digital, porém, diante dos percalços econômicos causados pelo Covid-19, é importante também encontrar maneiras de gerenciar as finanças de forma segura.

Adotar o regime de Home Office e investir na digitalização dos negócios são alguns dos aspectos que auxiliam a economizar. E isso vale não apenas para quem é um gestor de negócios, mas também para qualquer pessoa que visa gerenciar bem os seus gastos diários.

Portanto, ficar por dentro das novidades da tecnologia e das soluções digitais oferecidas é a melhor maneira para quem quer economizar. E em tempos incertos, economizar é a melhor coisa que podemos fazer.

1/5

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

18:47 Saúde