Nacional
Prova de vida ao INSS volta a ser obrigatória em maio
Procedimento poderá ser feito por celular
23/02/2021 11:38:17O governo federal anunciou nesta terça-feira (dia 23) que a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pode ser feita de forma digital por 5,3 milhões de beneficiários. O procedimento foi suspenso nos bancos no início da pandemia e seria retomado em março, mas a suspensão foi prorrogada por mais 60 dias. Com isso a obrigatoriedade voltará em maio.
Aqueles que estiverem aptos a fazer a prova de vida com biometria facial — na qual o segurado usa o celular para tirar uma selfie — serão informados pelo INSS por meio de SMS e pelo portal ou aplicativo “Meu INSS”. Quem não for chamado para este teste não precisa se preocupar. O pagamento do benefício estará assegurado até maio, quando o recadastramento será retomado nas instituições financeiras.
Segundo o INSS, quem preferir pode continuar realizando o procedimento presencial nas agências bancárias. A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.
O projeto-piloto da prova de vida digital foi feito inicialmente com 500 mil aposentados e pensionistas. A partir desta terça-feira, já está disponível para 5,3 milhões, que são os beneficiários que não realizaram a prova de vida em 2020 ou estavam com bloqueio anterior à pandemia. O INSS tem, ao todo, 36 milhões de beneficiários. A ideia é ampliar o procedimento digital para mais pessoas nos próximos meses. A reportagem é do jornal Extra.