sábado, 15 dezembro 2018
Fale Conosco | (24)3343-5229

Internacional

Protestos fazem França suspender aumento de combustíveis

Manifestações já resultaram em 4 mortes

04/12/2018 09:38:19

O primeiro-ministro francês Edouard Philippe vai anunciar uma moratória do aumento dos impostos sobre os combustíveis, previsto para 1º de janeiro, para tentar acalmar os protestos no país, informaram fontes do governo à agência AFP. A moratória de vários meses será acompanhada por outras medidas de apaziguamento, indicaram as mesmas fontes.

Edouard Philippe anunciará as medidas decididas durante uma reunião na segunda-feira com o presidente francês Emmanuel Macron e com os deputados do partido A República em Marcha (LREM). Fontes oficiais também confirmaram o cancelamento de uma reunião prevista para esta terça-feira entre alguns representantes dos "coletes amarelos", como é chamado o grupo que vem se manifestando, e o primeiro-ministro.

Desde 17 de novembro a França é cenário de protestos contra o aumento dos preços dos combustíveis, organizados pelo movimento dos "coletes amarelos". Os protestos de sábado passado terminaram com atos de violência nas ruas de Paris e outras cidades, com vários incêndios de carros, lojas, uma praça de pedágio em uma rodovia e a sede de uma prefeitura.

Na segunda-feira, a mobilização ganhou a adesão de estudantes do ensino médio. Associações de agricultores anunciaram protestos na próxima semana.

Apesar da violência, 72% dos franceses apoiam os "coletes amarelos", que ampliaram as reivindicações e passaram a exigir aumento dos salários e das pensões, além de maior justiça fiscal, segundo uma pesquisa do instituto Harris Interactive.

Quatro pessoas morreram em incidentes relacionados aos protestos. A vítima mais recente foi uma mulher de 80 anos que não resistiu aos ferimentos sofridos após o lançamento de uma bomba de gás lacrimogêneo em Marselha.

Comentários via Facebook

(O Foco Regional não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

13:41 Polícia