domingo, 19 novembro 2017
Fale Conosco | (24)3343-5229

Cultura

Projeto leva literatura aos alunos através da música

06/11/2017 14:33:00

A música foi a forma encontrada por um projeto cultural para levar literatura a alunos do ensino médio em escolas estaduais de oito cidades do Sul Fluminense. Em ação desde 2014, o projeto ALira (Poemas que encantam) trabalha os versos de Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Gonçalves Dias, Olavo Bilac, Cecília Meireles e Fernando Pessoa, por intermédio da música, de forma lúcida, simples e criativa com a finalidade de despertar nos estudantes o interesse pela leitura.

O projeto faz parte do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura. Os poemas musicados são compostos e cantados por Rafael Clodomiro, poeta, músico e advogado de Volta Redonda, que já se apresentou na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), na Fliporto (Festa Literária Internacional de Pernambuco), na Fenelivro (I Feira Nordestina do Livro) e no fHist (3º Festival de História). As "canções poéticas" carregam influências da MPB, do reggae, do pop rock, do indie folk e do rap. Cada poesia recebe uma interpretação musical diferenciada.

Este ano, ALira – coordenada pela Thamiris Paschke e por Clodomiro – circula por escolas de Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Piraí, Quatis, Valença, Vassouras e Volta Redonda com suas apresentações.

As escolas escolhidas estão nas periferias, critério principal de seleção, a fim de dar oportunidade a estudantes considerados esquecidos e ignorados de dispor de um espaço de manifestação de pensamentos, ideias e sentimentos, através da poesia e da música.

Até o final de outubro, o projeto passou por 17 escolas de várias cidades. Este mês são cinco apresentações marcadas, a primeira nesta quarta-feira, no Colégio Estadual Coronel Camisão, em Piraí. A segunda, na sexta-feira, no Colégio Estadual Barão de Mauá, em Volta Redonda. As demais serão no Colégio Estadual Comendador Pereira Ignácio, em Barra Mansa (dia 13), Ciep Padre Salésio Schimid, em Vassouras (dia 24), e na Escola Estadual Bela Vista, em Barra Mansa (dia 27).

Outras apresentações estão para ser confirmadas e, assim como mais detalhes do programa podem ser conferidas na fanpage do projeto: www.facebook.com/projetoalira e no Instagram @projetoalira. (Foto: Divulgação)

+ Lidas

Em foco

Notícias primeiro na sua mão

Primeiro cadastre seu celular ou email para receber as ultimas notícias.

Curta nossa fan page, receba todas as atualizações - Foco Regional

Tempo Real

15:33 Polícia